Hoje vamos falar sobre uma dúvida super frequente dos casais , demarcar ou não as mesas dos convidados ?
Para falar sobre esse assunto e seus prós e contras, conversamos com a Aline Fontanini da Súrya Eventos e Assessoria .
“Ao chegar próximo ao casamento sempre nos deparamos com a mesma pergunta dos noivos :devo ou não demarcar as mesas? Afinal é chique ou chato setorizar os lugares?
E minha resposta sempre é a mesma: Depende!”
Porque de fato dependerá de algumas variáveis como: numero de convidados, perfil, estilo do casamento, espaço físico e claro mão de obra para organizar toda essa logística .
Explicando de uma forma simples e levando em consideração as variáveis temos os principais cenários:
1. Espaço físico: se o numero de convidados for muito próximo ao número de lugares montados ou ate mesmo que o espaço físico comporta. Geralmente o buffet monta 10% a mais do número de convidados, porém se o espaço não comporta essas mesas extras corre-se o risco de famílias que chegarem por último fiquem sem lugar na mesma mesa. Portanto se o número total de convidados ocupar 100% do espaço físico orienta-se demarcar os lugares.
2. Afinidade: se os noivos tem a preocupação de agrupar os convidados por afinidade. Geralmente casamentos com convidados de vários grupos que não se conhecem é indicado que demarque as mesas ou que faça mapeamento por quadrantes que explicarei um pouco a diante.
3. Equipe suficiente para realizar o serviço: para realizar a demarcação de mesas de forma organizada e ágil é preciso uma equipe maior. Pois além da recepcionista que acompanhará a lista de convidados, também se faz necessário profissionais para acompanharem os convidados até a mesa de destino. Dessa forma o convidado não ficará “perdido” à procura da mesa e evitamos formar fila. Sendo assim, se você não contratou equipe suficiente para isso não demarque as mesas.
Falando de prós e contras podemos levar em consideração de forma sucinta:
❖ Prós – melhor organização e percepção de sofisticação, garantia de que todos sentarão com pessoas conhecidas, definição prévia do número de lugares necessários para montagem, evita correria dos convidados para escolha de mesas, melhor aproveitamento das mesas, fotos mais rápidas tendo a mesma turma agrupada, familiares e amigos íntimos mais próximos aos noivos.
❖ Contras – pode ser um serviço mais demorado, necessário número maior de recepcionistas, possibilidade de algum convidado não gostar em não poder escolher onde ira se sentar ou se sentir desprivilegiado devido ao local, mais tempo no planejamento do casal para mapear a demarcação, produção de cartões ou plaquinhas para as mesas.
Alguns cuidados:
✓ Sempre terá alguém que não ficará satisfeito. Seja por ser demarcado ou não. Não se pode agradar a todos.
✓ Ter cuidado especial com pais, padrinhos, idosos e bebês. Ao demarcar ter cautela de não deixar idosos e bebês próximo ao som ou em locais de difícil acesso. Se não forem demarcar, deixar ao menos reservado para pais e padrinhos.
✓ Ao demarcar mesas sempre deixar 1 ou 2 mesas vagas no caso de convidados que não confirmaram presença aparecerem de última hora. Como mesas “coringas”.
Tipos de Demarcação:
1. Por mesa – geralmente se enumera as mesas ou determina por cor, flor, nome de país… aqui é usar a imaginação. O céu é o limite!
2. Por convidado – muito usado para mini-wedding devido a complexidade que gera – personalizar o lugar com o nome do convidado, ele se sentirá ainda mais especial.
3. Por setor – mapear as mesas por setores como quadrantes, ou seja, um grupo de mesas fará parte de um setor. Dessa forma pode-se flexibilizar e organizar ao mesmo tempo. Exemplo: Setor azul para amigos do trabalho – dentre as mesas do setor azul aqueles convidados escolhem onde se acomodar.
E claro, o estilo e perfil da festa conta muito. O importante acima de tudo é que a festa tenha a “cara” dos noivos até mesmo na forma de organizar lugares. Não existe um certo ou errado. O fator determinante é o gosto do casal .”
Gostaram das dicas ?
Vcs irão demarcar as mesas ou não ?Contem pra gente !
E claro, sigam o nosso Instagram @gastronomiamorenos e
@suryaeventos
Fotos : Pinterest