Rendados, plissados , armados e até curtos. Os vestidos de noiva podem ser de mil jeitos diferentes. O que conta é que o modelo escolhido reflita o seu jeito e esteja adequado ao seu manequim . E todo cuidado é pouco, pois você estará no centro das atenções . Para ajudar na escolha , seguem dicas para o traje quando a cerimônia é realizada de dia, à tarde ou à noite.
Dia pede leveza
O brilho da manhã oferece um clima todo especial caso você decida se casar antes do meio dia . Em geral, nesse horário a cerimônia é mais descontraída e aconchegante, sem deixar de ser elegante. Combinar tecidos leves, rendas e bordados é o melhor caminho para casar sob a luz do sol.
– Evite brilhos . Tecidos como musselina, organza, shantung e jacquard de seda são os mais apropriados. Leveza é a palavra chave.
– Prefira cores bem claras: branco ou off white, no máximo pérola.
– Rendas, bordados de linha, aplicação de pérolas ou de pedras matizadas ( sem brilho) dão um toque refinado ao vestido.
– Flores em tecido caem superbem. Podem ser aplicadas no vestido ou compor a grinalda.
– O comprimento pode variar: da elegância dos longos à descontração dos longuetes. Tailleurs são uma boa opção.
– Grinalda: as flores naturais são perfeitas para esse horário.Mas atenção na escolha: procure aquelas que suportam melhor o calor , não ficam escuras e não atraem insetos .
– Como precaução, tenha um arranjo a mais , caso você precise trocar algumas flores.
– Acessórios: casquete com veuzinho é charmoso e funciona bem de manhã.
– Brincos e colares sutis. Pérolas continuam em alta. A luva é opcional, mas deve ser sempre bem leve.
– Prefira sapatos fechados, nada de sandálias. O ideal é forrar o calçado. Exceto se o casamento for celebrado onde o piso é natural ( grama, pedras, areia , etc..)
O romantismo da tarde
Nada mais romântico que o pôr do sol em um belo jardim.Essa pode ser a combinação perfeita para celebrar a sua união .Nesse cenário, a maioria dos casamentos ocorre por volta das 16 horas- são as chamadas garden parties, realizadas ao ar livre, em fazendas ou jardins da cidade. Combinar tecidos, explorar fitas, pedras matizadas e cristais é perfeito para o horário.
– Tecidos leves. Invista em musselina e shantung. Rendas são bem vindas.
– Os modelos são menos estruturados. Aposte na languidez, na sensualidade, no romance.
– Como a festa invade a noite, você pode trabalhar o vestido com fitas, drapeados, pérolas .pedra matizadas ou cristais.
– Longo, sempre. Quanto às cores, nada de inventar: branco ou off white são a sua pedida.
– Se for o seus segundo ou terceiro casamento, você pode preferir deixar de lado o tradicional vestido de noiva e optar por um modelo longo em tom pastel.
– Nesse horário , evite decotes ousados.O caminho é a criatividade na confecção de detalhes que surpreendam, como uma única alça ou um bordado diferenciado na parte do busto.Vale até investir em uma ligeira cauda.
– Grinalda: coroas com brilho, grampos de pérola e de pedras podem ser uma boa opção para você.
– Véu é indispensável. Uma mantilha também fica elegante nesse horário- se for uma peça de família que já tenha sido usada por mulheres de outras gerações, melhor ainda.
– Acessórios : use o bom senso. Vestidos mais trabalhados pedem brincos pequenos. Se o seu vestido tem menos brilho, você deve optar por jóias de mais destaque.
Á noite, com elegância
É o luar que embala a maioria dos casamentos.À noite , sua cerimônia ganhará brilho e ficará mais tradicional. Nesse horário você pode tudo, desde que com bom gosto.
– Aposte em cristais e brilhos ou em modelos em que a ousadia está no corte, no trabalho do tecido.
– Os tecidos podem ser mais pesados, como crepe de seda e tafetá.
– Atualmente , os vestidos estão mais secos , mais juntos do corpo, menos armados, mas quem define isso é você.
– Abusar das pedrarias não faz mal, desde que seja com bom gosto. Vale criar desenhos ou acompanhar os detalhes do tecido com pedras e cristais.
– Grinalda: grampos e tiaras são os mais indicados para a noite. Pedras ou pérolas dão um toque especial em cabelos presos ou soltos.
– Véu é indispensável , mas sempre leve. Deve ser posicionado de acordo com o tipo de rosto. Se redondo, coloque o véu mais atrás da cabeça. Se afinado, use o véu mais alto.
– Acessórios: vestidos mais lisos pedem mais acessórios . Vestidos muito bordados devem ser acompanhados de acessórios pequenos e sutis.
– Luvas caem bem, mas precisam combinar com o estilo do vestido.
– Conforto é essencial na escolha dos sapatos- e a dica é amaciá-los alguns dias antes. À noite, opte pelos forrados. Fica interessante brincar com tecidos bordados no calçado se o vestido for liso.
Dica Valiosa:
O vestido precisa combinar com a sua personalidade , favorecer você fisicamente e deixa-la segura para o grande dia. Mas o modelo deve seguir sempre uma linha clássica. Assim fica eterno. Cuidado com a maquiagem e o cabelo. Mesmo à noite é perigoso carregar. Voce precisa ser natural e não parecer outra pessoa.
( Livro “Casar- Do planejamento à celebração em grande estilo”- Vera Simão)