Realizar casamento com cerimônia no local é o sonho de muitos casais de noivos e noivas. Afinal, a festa fica ainda mais prática, funcional e, muitas vezes, com um ar intimista – ideal para eventos com quantidade reduzida de convidados.
No entanto, um casamento cerimônia no local já é o preferido, até mesmo para os noivos com um número alto de convidados. A opção possui inúmeras vantagens, confira algumas delas no post de hoje.
Por que fazer a cerimônia e a festa no mesmo local?
1 – Orçamento mais confortável
Ao realizar casamento com cerimônia no local, os noivos tendem a ter um orçamento mais flexível. Isso porque não há preocupação com investimento para o valor da igreja – ou templo religioso –, decoração também desse espaço, transporte dos noivos, e eventuais refrescos e petiscos ainda na cerimônia.
2 – Clima mais intimista
Para os noivos que desejam algo mais intimista, fazer o casamento cerimônia no local é uma boa solução. Isso porque, com o mesmo espaço, é possível aproximar os convidados e criar esse clima familiar.
3 – Festa mais “prática”
Ao realizar casamento com cerimônia no local, os noivos ganham uma festa bem mais “prática”. Ou seja, há a otimização de tempo, melhor organização e um foco mais prático na organização dos detalhes da festa.
Além disso, não se corre o risco de nenhum convidado – ou padrinhos – confundir endereços e horários. Dessa maneira, evitam-se atrasos, principalmente daqueles convidados especiais.
4 – Mais tempo de festa
Os noivos e convidados também ganham mais tempo de festa! Isso porque não há o risco de atrasos na locomoção da igreja até o local da festa.
Muitas vezes, a organização começa a contar o início da festa a partir da chegada do primeiro convidado. Sendo assim, pode ser que outros convidados – ou até mesmo os noivos – percam momentos da festa por estar em trânsito.
5 – Criatividade e inovação
A solução de unir festa e cerimônia no mesmo lugar é ideal para aqueles noivos que querem um casamento diferente. Principalmente para os casais que não têm desejo por realizar uma cerimônia religiosa.
Sendo assim, os noivos podem explorar cenários diferentes ou até novos formatos de realizar um casamento. É possível até mesmo ambientes diferenciados como praia, montanha, campos, viagens e muito mais!
6 – Ganho de opções (e liberdade)
Outra grande vantagem de fazer um casamento e cerimônia no local é a abertura de um leque de opções. Ou seja, os noivos podem optar por lugares diferentes, e não precisam se prender às tradicionais igrejas – desde que desejem abrir mão da tradição religiosa católica, já que os casamentos com padres, bispos e cardeais apenas podem ser celebrados em igrejas; as exceções ocorrem apenas para os casais que cumpram todas as etapas do casamento na igreja, façam a união nesses espaços e depois peçam para o religioso celebrar na festa. Mas essas são excepcionalidades, apenas reservadas a religiosos com autorização especial.
Com mais liberdade, é possível personalizar o casamento de acordo com o perfil do casal. Isso fará o casamento ser mais autêntico e exclusivo. E, com certeza, inesquecível!
Realizar casamento com cerimônia no local: Decisão!
Para tomar essa decisão e realizar um casamento perfeito, o ideal é que os noivos avaliem alguns itens importantes, como:
- Orçamento total – verba para aluguel de espaço;
- Desejo pessoal – de cada um e, coletivamente, como casal;
- Previsão climática – ver a época/mês;
- Duração da festa – e tempo de locomoção;
- Quantidade de convidados;
- Disponibilidade de líder religioso – padre – ou cerimonialista.
O último item deve ser analisado com cuidado. Isso porque alguns cerimonialistas ou padres podem cobrar valores extras para a locomoção. Além disso, na religião católica, pode haver a necessidade de aprovação de um bispo para realizar o casamento fora da igreja.
Gostaria de suporte para realizar o seu casamento? Então, conte conosco para realizar seu sonho!