Imagine o seguinte cenário: você está organizando o seu casamento, mas chegou o momento de definir o local da grande celebração. O que fazer agora, o que devo escolher: casar na igreja ou salão? Neste artigo, falaremos tudo sobre organização de casamento e qual é a melhor opção para fazer a cerimônia e celebrar esse dia. Confira!
O casamento
O casamento é um momento muito importante na vida de um casal, pois é a ocasião em que, de fato, celebrarão a união. A organização de um casamento leva, por isso, diversos fatores como a escolha da data, local, decoração, fornecedores, entre outros.
Há diversos tipos de casamento e, para cada um, uma infinidade de conceitos de cerimônias. A religião também pode influenciar em diversos fatores, assim como em como deve ser realizada a cerimônia.
Quando o casal deseja realizar a cerimônia ao ar livre, por exemplo, pode optar por casar no local da festa. Contudo, mesmo em nossos tempos modernos, ainda é muito grande a procura por igrejas tradicionais. Dependendo da escolha de se casar na igreja ou salão, a cerimônia pode ser diferente.
Casar na igreja ou salão?
Realizar o casamento na igreja representa um custo a mais e, em diversos aspectos, é bem burocrático.
Vejamos: geralmente, deve-se pagar uma taxa de uso da igreja, quando os noivos não são frequentadores. Além disso, é comum realizar um curso de noivos, para aprender os preceitos daquela doutrina para o casamento.
Também é preciso preparar diversos documentos para a cerimônia religiosa. Casar no local da festa de casamento, por isso, é uma das melhores opções para os noivos que desejam uma cerimônia mais personalizada, extravagante e autêntica.
Vantagens de casar e celebrar no mesmo local
As maiores vantagens de optar por casar e fazer a festa no mesmo local são:
· Evitar locomoção
Se você reside em uma cidade grande, já sabe que o trânsito é intenso e pode prejudicar a chegada de convidados, e o pior: dos próprios noivos para o local da cerimônia e depois, da festa.
Por tal razão, quando a cerimônia e a festa são realizadas no mesmo local, é maior o conforto dos convidados, uma vez que não têm de se deslocar de um local para outro. Poupa-se, assim, muito tempo, já que não se precisará buscar local para estacionar.
· Ganhar flexibilidade
Realizar o casamento no mesmo local da festa, dá mais possibilidades para escolher o conceito da recepção, o celebrante e, consequentemente, a forma que a cerimônia será realizada.
Mesmo porque, existem muitos casos de casais com crenças religiosas diferentes entre si. E é o celebrante quem pode ser o responsável por unir as ‘discordâncias’ e deixar o casamento de acordo com o estilo dos pares.
É isso! Você tem maior flexibilidade com a escolha da decoração, música, horários, fornecedores, entre outros.
· Demandar menor investimento
Se você optar por fazer o casamento e a festa em um só local, certamente o investimento será menor. Evitará taxas cobradas e conseguirá dispor de seu orçamento para investir em mais requinte e sofisticação.
Com essas vantagens podemos dizer que é recomendado, na hora de pensar em casar na igreja ou salão, optar por um local como a igreja, caso queira um contexto religioso, ou no salão caso deseje algo mais laico. Isso acaba dependendo do estilo e tradição do casal.
Gostou do artigo sobre o local ideal para a cerimônia e celebração de seu casamento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!