As músicas escolhidas para a cerimônia de casamento merecem uma super atenção, afinal são elas que dão o tom da festa não é mesmo? As músicas escolhidas devem refletir a personalidade dos noivos, e existem várias opções de playlists, que devem ser feitas de acordo com o local do casamento e o horário da festa, entre outros fatores, e assim tudo sair da melhor forma possível.
Para a entrada da noiva temos as músicas tradicionais em cerimônias de casamento, como por exemplo a Nupcia de Mendelssohn, a Ave Maria de Gounod, a Nona Sinfonia de Beethoven, Horn Pipe de Haendel, e as músicas tradicionais que já fazem parte dos casamentos como “All You Need Is Love” e “She”, além de temas da Disney como “A Bela e a Fera” e o “Rei Leão”, para entradas das damas e pajens
Como escolher a música para cada momento da cerimônia?
Uma cerimônia de casamento é composto por vários momentos e cada um destes momentos deve ter a sua trilha sonora. Portanto, o primeiro passo é determinar os momentos da cerimônia que serão necessárias as músicas, para então escolher as músicas que melhor se adaptem a estes momentos. Alguns momentos por si só já sugerem a música, como por exemplo, a Benção: usa-se geralmente uma música religiosa para esse momento, sempre de acordo com a religião dos noivos.
Dica importante: quanto mais entradas você colocar, mais tempo irá durar a cerimônia, por exemplo, um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, portanto use o bom senso. Caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou banda as toquem durante a festa.
Pontuamos abaixo algumas sugestões de momentos e músicas para acompanhar cada um deles:
Uma música instrumental ou um tema de filme cantado, são boas opções para a entrada dos padrinhos ou noivo. Lembre-se que esta é a primeira música da cerimônia de casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte – a entrada da noiva.
A entrada da noiva pede uma música mais forte e bem marcante. Geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música tocada antes de sua entrada.
A entrada dos pajens e daminhas pede temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, podendo ter solos de instrumentos como violino ou flauta.
Para a benção pode-se escolher uma música sacra para ficar dentro do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos, o Pai Nosso é uma boa escolha.
Cumprimentos: esse é um momento mais pessoal, propício para executar aquela música romântica que fez parte do namoro e marcou os noivos. Uma dica super importante é sobre as letras das músicas, preste atenção nelas pois muitas vezes a melodia da música é muito bonita mas a letra fala sobre sofrimento, separação e coisas do gênero.
A Saída dos noivos é um momento que pede uma música mais animada, sendo já uma prévia da festa, portanto capriche nesta música!
Em que momento dos preparativos devo pensar nas músicas da cerimônia?
Não deixe tudo para a última hora, nós da gastronomia Morenos aconselhamos que você comece a selecionar as músicas da sua cerimônia de casamento com pelo menos 3 meses de antecedência, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar, caso necessário. Escolha mais de uma música para cada momento, só por precaução, e faça um exercício de mentalização do local, das pessoas e da música que escolheu.
A escolha das músicas deve levar em conta três questões básicas:
1. Se o local da cerimônia ou se o celebrante tem restrição quanto ao repertório;
2. O tipo de celebração: se é religiosa ou somente civil
3. O horário: se é diurna (músicas mais suaves) ou noturna (músicas mais solenes)
Agora que já demos as dicas da escolha das músicas ficou fácil arrasar no seu casamento né?