A lista de convidados sempre foi e sempre será uma “tarefa difícil” para os noivos. Num momento tão especial como um casamento desejamos convidar todas as pessoas as quais gostamos para compartilhar esse dia feliz. E nem sempre é possível convidar a todos que gostaríamos não é mesmo?
A lista de convidados é o começo de tudo! Os noivos precisarão saber o numero de convidados para poder contratar o buffet e demais fornecedores, estipular um orçamento total. Para falar sobre esse assunto, convidamos a assessora Aline Fontanini da Surya Assessoria .
“Costumo dizer que o assunto “lista” é um assunto delicado mas extremamente necessário.” Por isso deve ser conversado entre o casal abertamente e com paciência.
E como fazer uma lista sem stress?
Bem, os convidados devem ser pessoas especiais para os noivos, que moram no coração, que tem uma relação próxima e que participam da história deles. O casamento é uma comemoração intima e pessoal.
Darei aqui algumas dicas que poderá ajudar nesta tarefa!
Separe os convidados por categorias: família, amigos da noiva, amigos do noivo, trabalho, faculdade, etc. Pois dessa forma ficará mais fácil de organizar os convidados, inclusive o mapa de assentos e as prioridades da lista. Nesta primeira etapa teremos uma lista de convidados completa e até um pouco grandinha.
O próximo passo será a edição desta lista. Agora é hora de ajustar de acordo com número de convidados que o seu orçamento permite. Leve em consideração a proximidade, fará toda a diferença na escolha e evitará o sentimento de culpa.
Pense nesta segunda etapa nas pessoas que vocês podem deixar como stand by ou até mesmo excluir da lista. Alguns exemplos abaixo para podermos “afunilar”…
• Parentes distantes: não há uma obrigatoriedade de convidar todos os familiares. Leve em consideração aqueles parentes que vocês têm uma convivência direta;
• Amigos distantes: proximidade é a palavra aqui. Se faça a pergunta se você viu este amigo nos últimos 12 meses;
• Elimine acompanhantes: explique com carinho que que não será possível, aqui vale atenção aos dizeres no convite;
• Amigos virtuais: melhor deixar essas pessoas apenas para redes sociais, analise o grau de importância de cada pessoa em suas vidas;
• Lista de espera: separe as pessoas acima e deixe numa lista de espera por ordem de prioridade. Como o RSVP vocês poderão inclui-las num segundo momento.
Se fazer algumas perguntas ajuda muito… chega a ser libertador!
Por que essa pessoa está na lista? Qual a sua importância na nossa história? Qual o grau de proximidade? Com qual frequência vejo essa pessoa? Nos falamos ao telefone ou trocamos mensagens regularmente?
Por fim a fase final… o RSVP!
O que seria esse tal de RSVP? Nada mais é que a confirmação de presença dos convidados. Ele é muito utilizado para minimizar os faltantes e dar mais tranquilidade aos noivos quanto aos excedentes. Não há como ter uma exatidão, mas é possível chegar em um número bem próximo. A margem de variação entre os confirmados varia em 10%. E a medida que os convidados dêem a negativa de presença abre espaço para que vocês possam acessar a lista de espera que falamos anteriormente.
Deixo aqui os tipos de RSVP que podem utilizar:
• E-mail ou telefone no convite: os noivos colocam telefone ou e-mail para que os convidados enviem a confirmação;
• Site de casamento: os noivos adicionam no convite a url do site para que convidados tenham opção de confirmar presença;
• QR code: a imagem quadradinha onde o convidado tira a foto e é direcionado a um site;
• RSVP ativo: há uma grande possibilidade dos convidados não se atentarem a confirmar presença, para isso a assessoria realiza esse serviço entrando em contato com os convidados via whats zap ou telefone.
Para finalizar eu digo de coração aberto e com muita propriedade que o ideal mesmo é chamar quem se importa com a felicidade de vocês e que estará presente em suas vidas de perto ou mesmo de longe. Pois esses farão tudo para prestigiar este momento e vibrar com vocês tornando este dia inesquecível!