O casamento em si é uma grande tradição acompanhada de muitos e muitos simbolismos.
Se pararmos para pensar e contabilizar, vamos nos surpreender com a quantidade de tradições que repetimos e repetimos e que aguardamos em todos os casamentos, não é verdade ?
Hoje selecionamos algumas tradições , vamos entender o que tem por trás de todos esses rituais ?
O vestido branco
Pesquisadores dizem que não há consenso sobre a origem dessa tradição, que é atribuída a três rainhas diferentes: há registros que indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi a primeira a aderir a essa cor, ainda no século XVI. Ela teria feito essa opção para homenagear a família Guise, de sua mãe, cujo brasão era branco. Outro relato, no entanto, aponta que foi a Rainha Maria de Médici, da França, no século XVII, que causou um rebuliço na Corte ao ser a primeira mulher que decidiu se casar com um traje branco – o seu vestido ainda tinha detalhes em dourado e decote quadrado. Isso foi uma ousadia inédita à época, pois a estética religiosa vigente indicava o uso de cores escuras e vestidos fechados até o pescoço.
Mas a história mais conhecida conta que foi a Rainha Vitória da Inglaterra, já no século XIX, quem lançou a tendência do branco. Vitória foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e isso talvez tenha transformado o vestido branco em um símbolo do romantismo.
Véu de noiva
Na Grécia antiga, as noivas adquiriram o costume de se usar o véu no dia do casamento com o objetivo de se se proteger de mau olhado e também de outros admiradores. Os gregos acreditavam que a noiva era o alvo principal dos maus espíritos, e por isso deveria ser escondida através do véu, que chegava a tampar o seu rosto durante a cerimônia. Anos depois, este costume foi incorporado também pelos romanos e começou a se difundir pelo mundo.
Jogar o Buquê
Acredita-se que na Idade Média era um costume entre as mulheres não casadas cortar e levar para casa um pedaço da roupa da noiva para trazer boa sorte. Mas para evitar que seu vestido fosse estragado, no século XIV, na França, as recém-casadas começaram a jogar outros objetos como uma alternativa. E o bouquet, símbolo da fertilidade, acabou sendo o mais comum.
Nome das amigas solteiras na barra do vestido de noiva
Existem muitas teorias sobre a tradição de colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido , a mais aceita é ela tenha nascido na Turquia .
Antigamente, na Turquia, era muito comum escrever o nome das solteiras no solado do sapato branco de noiva. Após a festa, o nome que ainda estivesse legível seria a próxima a se casar. Com o tempo foram adaptando o rito e passaram a colocar o nome no vestido
Fotos : Pinterest
Fonte : I Casei
Yes Wedding
Casar
Casamentos.com