A fase de organizar o casamento pode ser incrível ou traumatizante, dependendo de como for conduzida. Fato é: há muito o que fazer, muita expectativa envolvida e os gastos são elevados.
O que fazer então para minimizar o estresse gerado pelo planejamento desse grande dia?
Reunimos aqui os dez principais erros que as noivas cometem nessa etapa. Leia com atenção e tome cuidado para não cometer nenhum deles!
Não contratar profissionais da área
É muito comum, principalmente pela questão financeira, as noivas acharem que conseguem planejar e realizar todo casamento sozinhas, ou incumbir funções a amigos ou familiares. Pare para pensar: Quando você fica doente, não busca um médico especialista? Ou quando o carro quebra, não vai à um mecânico de sua confiança?
Com o seu casamento, que será um dos dias mais importantes da sua vida, não pode ser diferente. É extremamente necessário ter ao seu lado profissionais altamente capacitados e experientes, que sabem de fato o que funciona ou não nesse tipo de festa.
Essa regra vale para todas as partes do casório ok? Buffet, assessoria, fotógrafo, maquiagem, cabelo, etc. Os profissionais de cada área poderão garantir que tudo correrá bem, afinal já fizeram aquele trabalho diversas vezes, diferente de você, que está casando pela primeira vez!
A dica principal aqui é pesquisar muito, sabendo exatamente que tipo de serviço você está contratando. Se o fotógrafo faz o tipo de imagem e vídeo que você gosta, se a comida e bebida será de seu gosto, e se o buffet tem recomendações e é consolidado no mercado.
Definir um orçamento limite
Não definir um orçamento pode ser a parte mais estressante desse processo de planejamento. Os noivos normalmente se animam vendo todas as possibilidades, como fotos incríveis na internet, a aliança, o vestido perfeito… Mas lembre-se, tudo isso tem um custo. E não costuma ser baixo.
Começar a vida a dois com grandes dívidas pode não ser uma boa. As vezes, vale mais manter a tranquilidade financeira do casal do que exagerar na festa.
Definam um valor máximo para gastos e sigam firmes até o final. É normal ter despesas inesperadas surgindo ao longo dos meses, então é bom sempre pensar em um valor um pouco abaixo do que vocês de fato têm separado para essa finalidade. Para essas “surpresinhas”, é bom calcular cerca de 10% a 20% do valor final. Acredite, é melhor sobrar do que faltar em um momento de tanta ansiedade e mudanças.
Deixar a lista de convidados para depois
Os casais tendem a postergar a tarefa de fechar uma lista, já que é difícil definir quem será deixado de fora desse dia. Porém, diversas decisões dependerão da quantidade de convidados.
A igreja ou espaço locado, o formato da festa, o buffet, custos… tudo será definido com base nesse número. Então é hora de focar e decidir quem irá ou não ser convidado, e tentar manter essa decisão até o dia, sem grandes alterações.
Deixar para última hora
Nós brasileiros temos a fama de deixar tudo para última hora né?! Bom, com seu casamento, você deve agir de modo totalmente oposto. Os melhores espaços, igrejas e fornecedores têm a agenda disputada, e se você deixar para depois, poderá ter que mudar sua data ou escolher uma segunda opção.
O mesmo vale para detalhes que devem ser encomendados. As lembrancinhas, itens de decoração e até flores não devem ser vistos em cima da data. É comum lojas ficarem sem algum produto ou terem sua entrega adiada por algum motivo. Não queira ter surpresas desagradáveis só por ter postergado.
O melhor é, definindo datas, budget e número de convidados, já ligar para todos os fornecedores e profissionais que você mais faz questão e já reservar a data/produto. Não arrisque!
Não ser claro no convite
Uma grande dor de cabeça que noivas podem enfrentar é com os convidados. Trajes inadequados, atrasos, ou até mesmo trazer acompanhantes sem aviso prévio.
Lembre-se: Se você não for clara no convite, cada um pode e irá presumir algo. Deixe todos os detalhes bem explicados no Save the Date e no convite para evitar confusões depois.
Data, horário e local devem estar explícitos. Deixe um recadinho informando que conta com a confirmação, e dizendo se é possível ou não levar um acompanhante.
Caso seu casamento seja black tie, deixe avisado, de forma delicada, como os convidados devem se vestir. Evitará constrangimentos para todos.
Não fazer testes
Não cometa o erro de testar o vestido, sapato, maquiagem e cabelo no dia do casamento. Além da sua ansiedade ficar à mil, a chance de algo dar errado é enorme.
Vá ao salão para fazer o teste de penteado e de maquiagem, tire fotos, e se necessário, refaça até se sentir 100% confiante. O importante é não ficar com dúvidas sobre seu visual no grande dia.
Sobre o sapato e vestido, tente colocá-los algumas vezes na semana do seu casamento. Ande pela casa, sente-se, olhe-se no espelho… Sinta como está o caimento e se nada te aperta. É melhor precisar levar para a costureira, ou ter que trocar o sapato, na última hora, do que passar a cerimônia e recepção toda com dor ou se sentindo desconfortável.
Não envolver o noivo no planejamento
É muito comum vermos a noiva cuidando de grande parte do casamento sozinha. Com frequência, os noivos simplesmente não querem se envolver ou dar palpites, mas lembre que esse também é o grande dia dele. Se você faz muita questão de decidir algo específico, como as flores, por exemplo, tudo bem. Mas deixe que ele decida alguma outra parte do casório.
Ele não só ficará mais envolvido com o dia especial de vocês, como também tirará algo da sua lista de afazeres. Deixe os docinhos com ele, ou até mesmo a banda que irá tocar. Vocês devem sempre conversar antes de bater o martelo sobre qualquer decisão, mas tornar uma das tarefas uma função do noivo poderá ser divertido para ele, e te deixar mais livre.
Comprar um vestido menor do que seu manequim real
Todas já ouvimos falar sobre o ‘projeto noiva’ certo? É a hora em que todas as mulheres decidem melhorar o shape para estarem incríveis no vestido e nas fotos.
O problema disso é colocar a expectativa lá em cima, e comprar um vestido menor para se forçar a emagrecer. Tenha em mente que é um período estressante, em que você estará ocupada não só com seus afazeres do dia a dia, mas com um planejamento grandioso. Nem sempre terá tempo para dedicar-se a mais uma empreitada, como a de mudar seu corpo.
A melhor alternativa é comprar um vestido que te sirva como uma luva no momento da compra, e caso haja mudanças no seu corpo, ajustá-lo.
Confiar na previsão do tempo
Caso seu casamento seja ao ar livre, você deve sim cogitar um plano B. Por mais ensolarado que a previsão do tempo diga que será seu dia, não confie 100% e evite aborrecimentos.
Programar um segundo ambiente para uma emergência te deixará mais tranquila para aproveitar seu dia, seja chuvoso ou não!
Ser perfeccionista
A maior virtude de uma noiva é ser flexível. É praticamente impossível não encontrar problemas ou mudanças ao longo dos meses em que você planeja seu casamento.
Entenda que nem tudo vai sair como você imaginou, e aproveite a experiência da mesma forma. Mudanças podem vir para melhor em muitos casos, e no final o que vai importar é curtir o dia com seu noivo, amigos e familiares.
Foque sempre em encontrar uma solução para as questões que forem surgindo, não transformando-as em grandes problemas.
Com um bom planejamento de tempo e dinheiro, profissionais qualificados ao seu lado e um pouco de flexibilidade, a organização do seu casamento será uma fase incrível que você sentirá saudades.