Quando pensamos em um coquetel em um casamento, temos duas opções: utilizar o coquetel como uma transição entre cerimônia e festa, ou tornar o coquetel a festa em si. Se alguma dessas ideias passa pela sua cabeça, veja abaixo as dicas de como tornar realidade.
Na primeira opção, em que o coquetel é usado somente como transição entre uma etapa do casamento e outra, devemos pensar em alguns fatores. Nesse caso, o coquetel serve como uma pausa entre a cerimônia, que é mais formal, para a festa, em que a diversão passa a ser o principal.
Nesse momento, o ideal é servir drinks não alcoólicos ou bebidas alcoólicas mais leves, como vinhos e espumantes. A comida deve seguir a mesma linha, com finger foods fazendo o papel de “entrada” para o jantar que virá a seguir.
O indicado aqui é imaginar entre 10 a 15 aperitivos por convidado, já que você não quer que todos percam o apetite e não aproveitem o jantar que está por vir. Na questão das bebidas, pense da mesma forma. Não é hora de servir drinks e destilados fortes. Tenha em mente que esse é um momento para que todos entrem em um clima descontraído, para aproveitar a noite. Mas não que todos comam e bebam ao ponto de não poder continuar na festa, certo?
O recomendado é que a duração fique em torno de 1h, o suficiente para que todos consigam pegar uma ou duas bebidas e alguns petiscos, além de cumprimetar e tirar fotos com os noivos, que até aquele momento estavam inacessíveis por conta da cerimônia.
Também é a hora de apostar em dar uma personalidade ao casório. Que tal aproveitar esse momento para uma cabine de fotos? Ou uma apresentação de algum artista incrível que você gostaria de ter em sua festa? Exercitem a criatividade do casal e dêem um gostinho de como será a festa ao longo da noite!
Agora se vocês acreditam que um coquetel é a maneira perfeita de celebrar o casamento, as regrinhas se alteram um pouco. Começando por deixar claro aos convidados que não haverá jantar.
Na maioria dos casamentos no Brasil, a tradição é que sirva-se um jantar. Entenda que os convidados irão com essa expectativa se não forem avisados, e essa situação pode gerar um grande mal estar.
Citar no convite que terão um coquetel após a cerimônia pode já dar o tom da comemoração, não só em relação a comida, como sobre o dress code da festa. Os convidados já vão preparados, sabendo que será um casamento mais descontraído, e assim, evitará aborrecimentos e comentários.
Aqui o ideal é que o horário fique entre 16h e 19h, para que não interfira nos horários das principais refeições. Aposte em um mobiliário descolado, com mesas bistrô, que somente servirão de apoio.
Como esse tipo de coquetel costuma levar cerca de 3h, pense em não só ter garçons servindo os aperitivos, como também ter estações de alimentos. Dessa forma, você evita aglomeração dos convidados com fome em cima dos garçons, ou filas em uma só mesa. Ilhas de diferentes tipos de comida podem virar a atração da festa.
Esse tipo de casamento costuma ter um valor mais baixo, já que dispensa o jantar, louças e mobília. Não necessariamente significa que é um casamento inferior, já que os noivos podem apostar em ter uma gastronomia e bar na categoria premium. É uma questão de entender o que realmente importa para o casal.
Seja como for a sua recepção, tenha em mente que o importante é ter um dia como você sempre sonhou. Deixe os convidados avisados e confortáveis, e siga sua intuição. Não existem regras para casamentos, então seja criativa, respeite seu orçamento e aproveite o grande dia!