Você sabe qual a ordem certa para a entrada na hora da cerimônia? Seja na igreja ou já no local da festa, há algumas regras na hora de realizar um casamento tradicional.
Vamos ao roteiro passo a passo?
1. Os primeiros a chegar ao local devem ser os padrinhos e madrinhas, além dos pais dos noivos (com exceção do pai da noiva, que deve chegar junto com ela).
O ideal é chegar meia hora antes da cerimônia para que possam alinhar todas as dúvidas com a cerimonialista responsável pelo casamento. Ela também irá indicar à eles os próximos passos, pedir que desliguem o celular e prender as flores nas lapelas, caso necessário. Nesse momento é organizado o cortejo para a entrada.
2. Até a hora marcada, todos os convidados devem chegar e já se acomodar em seus lugares.
3. No momento em que a noiva chega ao local (e aguarda no carro até sua hora de entrar), é que o cortejo começa. Os primeiros a entrar, segundo a tradição, são o noivo e sua mãe. O noivo chega ao altar e “recebe” os padrinhos.
4. A sequência da entrada após o noivo é: Pai do noivo acompanhado da mãe da noiva; Padrinhos e madrinhas; Damas e Pajens. Após essas entradas, finalmente é o momento da noiva brilhar!
5. Após sua entrada, com a marcha nupcial, a cerimônia irá seguir os mandamentos de cada religião e cultura.
6. Ao final da cerimônia, os noivos devem cumprimentar seus pais e sogros, e na sequência cumprimentam os padrinhos e madrinhas.
7. Na saída da igreja ou espaço, fica a critério do casal a ordem. É muito comum os noivos saírem primeiro, seguidos dos pais e padrinhos. Mas se você sonha com a saída clássica em que é jogado arroz, pétalas de rosas ou até bolhas de sabão no casal, o ideal é deixar todo o cortejo sair na frente. O casal sai do local por último, dando tempo para que os padrinhos e madrinhas se posicionem para as fotos.
Após concluída a cerimônia, é momento de festa! Você pode aproveitar a saída da igreja ou transição do espaço para tirar fotos do casal e com padrinhos e pais. Depois é só aproveitar sua recepção!