O save the date, em tradução para o português, quer dizer “salvar a data”. Isso significa que você está sinalizando aos convidados qual será o dia da sua festa, pedido que reservem a data.
Esse tipo de lembrete é enviado alguns meses antes do convite formal, e pode ser algo mais leve e divertido, mostrando a personalidade do casal.
A época certa de mandar o save the date varia de acordo com as características da sua festa. Caso seja em uma localização diferente de onde a maioria dos seus convidados moram, é bom avisar com 6 à 8 meses de antecedência.
Dessa forma eles têm tempo para se programar, planejando a viagem, hospedagem, férias, folgas, e tudo que envolve uma viagem. Calcule 6 meses para cidades próximas e 8 meses para destinos distantes.
Caso a festa seja na cidade em que a maioria dos convidados moram, o save the date pode ser enviado 4 meses antes da festa.
Esse pré convite pode ser bem informal, com apenas a data e os nomes dos noivos. Adicione a personalidade do casal com uma frase engraçada, ou um trecho de uma música que represente vocês.
Se optaram por fazer um ensaio pré casamento, aproveite esse momento para usar a foto preferida do casal. Mais personalizado impossível, né?!
Você pode usar diversos aplicativos e sites para criar um layout, com fontes e desenhos que complementem a foto.
Agora uma dica importante: em hipótese alguma envie o save the date sem ter os principais fornecedores fechados. O espaço, igreja, buffet, e até banda ou DJ devem estar certos já para que você envie uma confirmação de data para os convidados.
Nada pior do que ter que refazer o envio, e mudar toda a programação de quem já estava se planejando.
O envio pode ser feito por correio, mas o mais comum atualmente é o envio eletrônico, por email ou redes sociais. Dessa forma, fica mais fácil, rápido, econômico, além de ecologicamente correto!
Veja agora mais algumas ideias de save the date e inspire-se!