São poucas as tradições que, mesmo antigas, não saem de moda. O casamento é uma delas. A celebração para união de um casal possui diversas variáveis, dependendo da religião e região. No Brasil, temos pequenas tradições que são clássicas, e que grande parte dos noivos cumprem em seu grande dia. Vamos conhecer os dez principais costumes nos casamentos?
1. Chuva de arroz nos noivos
Essa tradição veio da Roma Antiga. No início, a chuva era de trigo ou centeio, para simbolizar fartura, fertilidade, prosperidade e boas colheitas para as famílias. Ao longo dos anos, a tradição foi se alterando e por muitos anos o mais comum foi a chuva de arroz nos noivos, na saída da igreja.
Agora já existem diversas variáveis, como chuva de pétalas de flores, bolhas de sabão, entre outras ideias. Temos uma matéria completa sobre essas possibilidades. Fica incrível nas fotos!
2. Bem-casados
É uma das partes mais aguardadas do casamento por parte dos convidados: saborear um bem-casado. Mas sabe de onde surgiu essa tradição?
Os bem-casados devem ser entregues a todos os convidados para que o casal tenha sorte na união. Diz a tradição que os convidados que comerem o bem-casado também terão sorte e felicidade.
3. Véu da noiva
O véu é aquele item indispensável para grande parte das noivas. Ele simboliza a pureza e segundo a lenda, as protege contra o mau olhado.
4. Vestido branco
A tradição de usar vestido branco surgiu em 1840, com o casamento da rainha Victoria. Na época, era uma cor usada somente pela realeza, fazendo com que fosse algo exclusivo e o sonho de muitas noivas.
Além disso, o vestido branco traz o significado de pureza, sendo associada a virgindade da noiva, que estaria se guardando para seu futuro marido.
5. Algo azul, algo emprestado, algo novo e algo velho
Essa tradição é muito comum entre as noivas, e cada um desses itens tem um significado.
Algo velho: simboliza o vínculo afetivo com sua família. Antigamente era muito comum que a noiva usasse o vestido, jóias, sapatos e outros itens que percorriam gerações.
Algo novo: Um item nunca antes usado simboliza a nova fase da noiva.
Algo emprestado: A lenda diz que usar um item emprestado traz sorte para a noiva, como se o presente trouxesse “as boas energias” do amigo ou familiar.
Algo azul: É a cor da pureza, afastando energias negativas do casal.
6. Jogar o buquê
No dia do casamento, a noiva carrega uma aura de sorte e felicidade. Antigamente a tradição pedia que ela desse um retalho de seu vestido para suas amigas, para que passasse à elas essa boa energia.
A tradição foi evoluindo, e hoje em dia as noivas devem jogar seu buquê para compartilhar da sua sorte com suas amigas, desejando que quem pegue o item seja a próxima a se casar.
7. Colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido
Assim como o buquê, colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido tem o significado de desejar sorte no amor, para que elas sejam as próximas a se casar. Essa tradição nasceu na Turquia, onde as noivas escreviam o nome das amigas solteiras na sola do sapato. O nome que restasse no final da festa era a próxima a casar. A tradição se adaptou e agora vemos as noivas aplicando no vestido.
8. Bolo de casamento
Antigamente, a tradição era empilhar pães o mais alto possível, e desafiar os noivos a se beijarem por cima. Caso conseguissem, era garantia de vida próspera do casal. A história foi se alterando com os anos, e atualmente o usual é se ver os bolos de casamento, também com diversas camadas e uma certa altura.
9. Madrinhas e padrinhos
A origem da tradição das madrinhas é bem curiosa, e surgiu na época em que os casamentos ainda eram arranjados, e as “melhores noivas” eram disputadas. As madrinhas então utilizavam o mesmo look da noiva para, segundo a lenda, confundir ex-namorados, possíveis concorrentes e até espíritos malignos! Com o tempo, é claro, essa tradição se adaptou e hoje é totalmente incomum as madrinhas usarem roupas parecidas com a da noiva.
A origem da tradição dos padrinhos é semelhante. Na Idade Média essa figura, ao lado do noivo, representava alguém de sua confiança para ajudá-lo caso a noiva fosse ‘roubada’. O padrinho estava ali para defender o noivo.
10. Alianças
Em cada país, a tradição das alianças têm um significado. Acredita-se que o costume teve início como uma maneira de pagar o pai da noiva por ela. Após anos, elas passaram a ser trocadas entre os noivos. Têm o significado de fidelidade, prosperidade e união.