Princesa Diana sem dúvidas marcou sua breve passagem pela realeza e é lembrada até hoje, deixando um legado após sua inesperada morte. Além dos diversos boatos acerca de seu relacionamento com o príncipe Charles, os fãs da família real acompanhavam as inúmeras quebras de protocolo por parte da “princesa do povo” como uma novela.
Conhecido como “o casamento do século”, sua união com o príncipe parou o mundo, que acompanhou pelo rádio e televisão a grandiosa cerimônia.
Apesar do conto de fadas ter acabado em tragédia, o grande dia do casal ainda é lembrado como um marco na história, e é cercado por curiosidades. Vamos conhecer algumas?
1. O anel
Sem dúvidas é o anel de noivado mais icônico do mundo, havendo milhares de jóias inspiradas nele. É feito de safira e diamantes, com valor estimado na época de 28 mil libras. Hoje em dia, é claro, a peça não possui um valor de mercado, por se tratar de uma jóia tão importante e única. As histórias acerca do anel dizem que o príncipe Charles não o deu para sua noiva, mas que a rainha ofereceu algumas opções para que Diana escolhesse.
Hoje em dia o anel de noivado tem uma nova dona: Kate Middleton, esposa do príncipe William, filho de Diana. O anel foi herdado pelo príncipe Harry, que em um gesto generoso, abriu mão do item para seu irmão.
2. O vestido
Criado pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, o vestido de Diana tinha quase oito metros e cauda, sendo necessárias três pessoas para ajudarem a noiva a carregá-lo.
Ela seguiu os protocolos da realeza, escolhendo um vestido modelo princesa, sem decotes ou detalhes ousados, e com um imenso véu de chiffon cobrindo o rosto. Era feito de tafetá de seda marfim e rendas antigas. Possuía mais de dez mil pérolas e tornou-se um desejo entre todas as noivas da época.
3. Diferença de idade
Quando se conheceram, Diana tinha somente 16 anos, e Charles estava próximo dos 30. Os rumores indicam que Charles tinha um relacionamento com a irmã de Diana, Sarah, e que foi dessa forma que o casal se conheceu. Quando casaram, a princesa tinha 20 anos, e Charles, com 13 anos a mais, com 33.
4. Nem tudo são flores
Sabemos que a vida em casal de Diana e Charles foi cercada por declarações tristes, infidelidade e inúmeros conflitos, até o divórcio, em 1996.
Sabe-se que o príncipe sofria uma forte pressão para casar-se com alguém que estivesse de acordo com todos os padrões impostos pela monarquia. Ele era verdadeiramente apaixonado por Camila, sua atual esposa, porém escolheu se casar com Diana para cumprir os protocolos que sua posição exigia.
A curiosidade é que pelo que contam pessoas próximas ao casal, Charles deixou claro antes do casamento que não amava Diana, dizendo isso inclusive no momento do pedido. Em sua biografia “Diana: Her True Story”, ela conta que após o pedido, disse ao príncipe que “o amava muito, muito mesmo”, e teve a resposta “Seja lá o que amor significa”, saindo e a deixando sozinha.
5. Mudança nos votos
Lady Di é reconhecida por quebrar protocolos e ser ousada durante sua curta vida, e pudemos ver isso logo no início de sua união com o príncipe. Na hora dos votos, pela tradição, as noivas deveriam jurar obediência aos seus futuros maridos. Diana, é claro, exigiu que esse discurso fosse rapidamente alterado, já que entendia como submissão.
Essa mudança foi acatada pelo filho William, em seu casamento com Kate, em 2011.