Sabemos que uma das grandes estrelas do grande dia é o vestido da noiva. A primeira entrada com o look é uma das horas mais esperadas de todo casamento, assim como a hora da escolha do vestido é um dos momentos de mais emoção da fase de preparação.
Assim como as noivas que sonharam a vida toda com o casamento, e já têm sua pastinha de inspirações lotada de imagens, as noivas que caíram de paraquedas nesse universo – após o pedido – têm uma grande decisão pela frente: escolher o modelo perfeito de vestido.
São tantos estilos, e todos parecem tão incríveis, não é mesmo?!
Então vamos por etapas, até que você saiba exatamente qual o tipo de vestido que combina mais com você e com sua festa!
Em primeiro lugar, vamos eliminar algumas opções. É hora de pensar no local, budget e época do ano em que será seu casamento. Esses três fatores serão determinantes para filtrar os tipos de vestido que você poderá optar.
Pensando no local: Imagine que seu casamento é na praia… Um vestido princesa cheio de bordados não combina muito, né!? Além de ser quente e volumoso, o que definitivamente não seria nada confortável durante a festa. Esse ambiente pede vestidos mais leves, com renda e corte mais reto.
Caso vá optar por casar em um buffet durante a noite, já vale apostar em algo mais glamuroso.
Leve em consideração também o estilo da sua festa nesse momento. Será algo mais formal ou casual? Essa decisão vai influenciar diretamente na escolha.
Agora pensando no orçamento: Aquela renda italiana está mesmo dentro do seu budget? Aquele estilista incrível está realmente dentro da faixa de preço que você pode pagar? Definir um valor máximo pode fazer com que qualquer noiva coloque o pé no chão e entenda que às vezes, o céu não é o limite!
Defina um valor máximo e entenda até onde você pode ir com suas escolhas.
Outro fator determinante é a época do ano. Pensando em casar no inverno, mas está louca por um tomara que caia? Talvez seja melhor repensar! É claro que o casamento, ainda mais em uma época fria, pode ser feito somente em ambientes fechados. Mas para as friorentas de plantão, é bom considerar se um vestido com mangas não seria o ideal. O mesmo se aplica caso o casamento seja em pleno verão: Pense em tecidos e modelagens mais leves.
Muitas noivas também ficam na dúvida de qual modelo é mais apropriado para seu tipo de corpo, e aqui reforçamos: Não há regras, use o que te fizer sentir maravilhosa!
Existem dicas de estilistas que podemos considerar, mas não leve isso como mandatório e experimente todos os modelos que você gostar.
Para as baixinhas, o recomendado é investir em vestidos sem detalhes na cintura, como cintos e faixas, já que esses modelos não alongam a silhueta. Apostar em vestidos com um corte mais reto ou sereia é o mais indicado, deixando de lado as saias bufantes.
Para mulheres que se incomodam com o quadril, modelos com corte evasê ou princesa são ideais, já que não marcam a parte inferior do corpo. Nesse caso, cortes retos ou sereia são os menos indicados.
Já para quem quer disfarçar ombros largos, que tal apostar em um decote V profundo? Ele alonga e estreita essa área superior do tronco. Só tome cuidado caso tenha seios grandes, para que tudo fique no lugar durante a festa!
As dicas para os tipos de corpos são infinitas, mas a principal é: prove, prove e prove! Quando se sentir linda, aquele vestido é o ideal para seu corpo.
Outro fator que você deve decidir é o tipo de tecido que irá usar.
Alguns dos tecidos mais usados para noivas são:
Tule: tecido leve e transparente. É muito usado em saias para dar volume.
Renda: Normalmente é complementar aos outros tecidos do vestido, sendo um ornamento de destaque para a peça.
Tafetá: Um tipo de seda brilhante com muito volume.
Organza:É um tecido feito de seda ou algodão, fino e quase transparente, porém rígido.
Chiffon: é um tecido leve e muito confortável.
Crepe: um tecido comum par vestidos volumosos ou estruturados, como o sereia.
Mikado: seda natural, grossa e brilhante.
Piquê: é um tecido pesado e áspero, com relevos.
Com todas essas considerações é provável que você já tenha decidido ou que pelo menos já esteja no caminho. Na hora de provar lembre-se sempre de testar a funcionalidade da peça.
Ande, dance, agache, sente, suba e desça degraus. Você fará todos esses movimentos no dia do casamento e precisa saber se seu vestido irá te acompanhar ou te atrapalhar, certo?!
Vestidos do último desfile, da capa de revista ou do casamento de uma celebridade são sempre inspirações incríveis, mas pense se é daquela forma que você quer se ver no dia mais importante da sua vida, e como irá reagir vendo as fotos daqui 30 anos.
Seguir o seu estilo e sua personalidade sempre será a sua melhor escolha!