Independente de seus objetivos de vida, é sempre importante manter o foco e realizar um planejamento financeiro antes de qualquer tomada de decisão. E com o casamento não é diferente, para realizar uma cerimônia inesquecível, é preciso atentar-se nos gastos, principalmente neste cenário pandêmico. Portanto, mantenha uma boa comunicação com sua noiva ou seu noivo para que seus planos estejam alinhados e, assim, evitar conflitos desnecessários nessa etapa tão especial. Confira nossas dicas!
Conversar é sempre a melhor opção
Ter um bom diálogo em relação às escolhas dos fornecedores da festa de casamento, além de entender as necessidades de cada um, é uma parte importante antes de começar o planejamento financeiro – essa é a única forma de ter um evento que se encaixe no perfil de vocês.
Antes de falar sobre decisões, comece avaliando a quantidade de budget que você e seu parceiro – ou parceira – possuem para a realização da celebração. É indispensável que vocês entrem em comum acordo sobre o quanto vão investir em toda a festa: aproveite o momento para definir quanto poderão gastar, quanto precisarão juntar por mês, quais fornecedores vocês desejam empregar mais dinheiro e quais estão no final da lista de prioridades.
Se seus familiares vão auxiliá-los com os custos do casamento, essa é uma hora importante para definir quais fornecedores eles vão pagar ou de que maneira vão ajuda-los, como por exemplo, transferindo a quantia para a conta de vocês. É importante que eles estejam nessa conversa inicial, mas lembre-se, a decisão final, independente do pagamento, são dos noivos!
Pesquise seus fornecedores
É ideal que vocês procurem por fornecedores que estarão preparados para realizar o seu sonho de acordo com seu planejamento financeiro. Faça uma pesquisa de mercado, peça referências de trabalhos anteriores ou procure por avaliações de consumidores online. Assim, vocês poderão evitar qualquer outro gasto indesejado.
O ideal é separar três fornecedores que mais tenham a ver com o casal, entrar nas redes sociais para conferir os comentários e pedir informações à sua assessora. Após isso, entre em contato e peça o orçamento baseado em sua data e quantidade de convidados. Para assim, escolherem aquele que for mais vantajoso no custo-benefício!
Controle de gastos
Nesta etapa, faça uma planilha com os fornecedores que foram contratados e inclua os valores acertados, as formas de pagamento e as datas. É imprescindível manter um controle sobre o fluxo de caixa e saber para onde seu dinheiro está sendo investido, garantindo que tudo seja pago de forma correta.
Dessa maneira fica mais fácil renegociar algum prazo se aparecer um imprevisto, sem comprometer o andamento da festa.
Agende os pagamentos
Esta é uma excelente forma de estar sempre em dia com seus gastos da cerimônia, evitando contratempos como multas ou, no pior cenário, até o cancelamento de algum contrato. Por meio dos pagamentos agendados, é possível deixar as últimas semanas que antecedem a cerimônia para resolver pendências ou revisar outros detalhes.
Nós sabemos que é comum os noivos ficarem nervosos durante este processo, e as preocupações financeiras costumam ser o maior gerador de conflitos. Por isso, não esqueça de que a organização é a palavra-chave para que tudo aconteça de forma especial. Planejar é garantir que tudo flua bem e que vocês vivenciem esse momento inesquecível sem estresse.