Assim como a estrutura social, a familiar também foi impactada por mudanças causadas pela pandemia. O que antes era tradicional, hoje virou uma questão de escolha, como o casamento, em que os parceiros deixaram a celebração de lado para morarem juntos. Mas como um ritual carregado de símbolos e significados pode ser deixado de lado dessa forma? Nesse dia dos namorados, trazemos alguns motivos pelos quais os casais não podem deixar de celebrar essa união tão afetiva e inesquecível.
Com o coronavírus descobrimos algo que já sabíamos há muito tempo: a vida é efêmera e pode acabar a qualquer momento. Comemorar algo tão incrível como o amor de duas pessoas, não pode ser deixado para depois, é preciso dizer o ‘sim’ e festejar com seus familiares no agora.
Os símbolos são essenciais para vivermos, sem eles, nossa comunicação seria limitada e menos efetiva. Essas representações comunicam algo. Assim como a cerimônia de casamento, um rito importante que simboliza e comunica por meio dos votos e da troca das alianças, a decisão de duas pessoas se unirem através de uma relação que envolve o corpo, a alma, a mente e o coração, em nome de um amor que dá sentido e significado às suas vidas.
Tudo o que acontece numa cerimônia tem suas simbologias segundo historiadores:
Aliança
A aliança é um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas. Sua forma circular, sem começo ou fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal, representando a eternidade do amor.
Vestido da noiva
O vestido na cor branca só foi popularizado no século XIX na celebração do casamento da rainha Vitória. Mas a cor simboliza a castidade e a pureza.
Véu e Grinalda
O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira para entrar em uma nova vida, a de esposa. Ele também faz uma referência à deusa da honestidade ‘Vesta’, a qual, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar. Já a grinalda faz parecer que a noiva é uma rainha, símbolo de status e riqueza.
Buquê da noiva
De acordo com historiadores o buquê era formado por uma mix de alho – para afastar espíritos maus – e ervas ou grãos – garantem uma união frutífera. Jogar o buquê significa a despedida da noiva, que o atira para repartir com os convidados sua felicidade.
Daminhas
Acredita-se que as damas de honra eram exigidas para proteger a noiva, vestindo-se de maneira semelhante a ela, enganando assim os mais espíritos de reconhecerem-na. A partir do século XIX, ter uma daminha era significado de elegância na cerimônia.
Jogar arroz na saída dos noivos
Essa tradição vem dos antigos hindus e chineses, os quais diziam que o grão traz fertilidade e prosperidade ao casal, de forma que, jogá-lo nos noivos após a cerimônia, demonstrava que este era o desejo dos convidados.
Beijo do casal
O beijo ao final da cerimônia significa para alguns uma homenagem que o noivo faz a família da noiva. Há ainda quem diga que o beijo significa um anúncio público do estado recém-casado, bem como um reconhecimento público de seu compromisso com o outro. Além claro, de ser extremamente romântico para fechar a celebração!
Mesa do bolo
Historiadores dizem que antigos romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância. Mas cortar o bolo na festa de casamento não é apenas uma tradição antiga, ele representa a felicidade e boa sorte para o casal, além de ser um momento importante da cerimônia de casamento.
Tradicionais bem-casados
Os bem-casados simbolizam a união e o compromisso do casal e prometem uma vida de felicidade. De acordo com a tradição, todos que os saborearem estarão abençoados com a mesma sorte e felicidade.
Viagem de lua-de-mel
A lua-de-mel teve origem no povo germânico, uma vez que o costume era de se casar na lua nova. Durante a cerimônia, os noivos tomavam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. Outras histórias dizem que a lua-de-mel teve início na Roma Antiga, onde o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém casados.
No Brasil, a cerimônia e os símbolos de uma cerimônia de casamento podem descrever uma união legal (civil), religiosa ou os dois (casamento religioso com efeito civil).
A simbologia enriquece aquilo que se deseja expressar, tornando a mensagem do casamento mais bela e viva. Deixar de comemorar essa fase, é pular uma etapa importante e marcante na vida do casal. Morar junto é legal, mas celebrar o casamento é transformar as simbologias da celebração, tangíveis!