Entender o que é moodboard, pode fazer toda a diferença para quem está planejando uma festa de 15 anos. A solução é excelente para impulsionar e desenvolver ideias e conceitos, além de auxiliar na visualização da decoração e como se desenrolará o tema do evento. Continue lendo para conferir as nossas dicas!
O que é moodboard?
Utilizado frequentemente em projetos de arquitetura, design de interiores, publicidade, moda e em marketing, o moobdoard pode ser adaptado para inúmeras ocasiões. O significado do termo é encontrado dentro de seu próprio nome, que na tradução pode significar as expressões painel de humor ou painel semântico.
Essa ferramenta é formada por elementos visuais como imagens, vídeos, vetores, ilustrações e outros recursos similares, que traduzem de alguma forma a essência da festa que você deseja, transmitindo suas ideias por meio de imagens.
Um moodboard pode existir de diferentes maneiras, sendo as principais:
- Em programas de edição de imagem como photoshop, a partir da fusão de imagens encontradas em sites como o Google;
- Em redes sociais e aplicativos para celular como o Pinterest;
- No papel, mural ou na parede, a partir do momento em que você imprime todas as suas inspirações e as posicionam em algum local para visualização.
Mas afinal, para que ele serve?
O principal motivo para a existência da solução é ajudar na definição do estilo de um projeto, como sua festa. Sua principal função é criar personalidade ou tornar tangível a ideia principal do seu aniversário de 15 anos. E, através dele, transmitir exatamente os seus desejos para seus fornecedores.
O moodboard basicamente auxilia na definição de aspectos que transformam o projeto em algo singular. Ele é a base para entender as cores, os elementos gráficos, o direcionamento visual ou qualquer outra definição para criar conceitos criativos.
E quais são seus benefícios?
Se você está com dúvidas de como tirar sua festa do papel com as cores ou temas que imagina, ele é para você! Ao colocar todas as suas inspirações diante de você, é possível visualizar o resultado final de forma palpável e previsível, ou seja, dá para entender visualmente os próximos passos.
Como criar um moodboard?
Bom, agora que você já descobriu o que é um moodboard, está na hora de cria-lo!
Escolhendo os elementos
O primeiro passo é fazer uma coleção de referencias por itens da festa, como:
– Tema da festa;
– Paleta de cores;
– Tipos de flores;
– Peças decorativas (mobiliário, mesas, cadeiras, almofadas…)
– Lembranças;
– O que será servido (ilha gastronômica, finger-food, coquetéis volantes, jantar, sobremesa, bolo…)
– Bebidas (bar alcóolico, não alcóolico…)
– Bolo fake;
– Vestidos;
– Estilo de penteado;
– Maquiagem;
– Sapatos;
– Como os convidados estarão vestidos (black tie, casual, temático…)
– Texturas e formas;
– Doces.
A dica é você escolher um desses itens e desenvolvê-lo seguindo seus desejos. Mas vale lembrar que, é indispensável manter a ideia principal sem dispersar do seu ponto de partida.
Trouxemos alguns moodboards para te inspirar. Confira!
Imagem: Neon /Constance Zahn Imagem: Azul Serenity /Constance Zahn Imagem: Aquarela /Constance Zahn Imagem: Rock e Roll /Constance Zahn Imagem: Halloween /Constance Zahn Imagem: Flocos de Neve /Constance Zahn Imagem: Sereia /Constance Zahn Imagem: Lilás e Dourado /Constance Zahn Imagem: Diamante /Constance Zahn Imagem: Egípcio /Constance Zahn Imagem: Tropical /Constance Zahn Imagem: Barbie /Constance Zahn