Casamento econômico e com excelente custo benefício existe? Sim, e a gente te dá 15 dicas para realizar seu sonho. Continue lendo!
O desafio de realizar um casamento que caiba no bolso
O budget disponível para realizar o grande dia pode causar muita ansiedade entre os casais que não querem abrir mão do sonho, porém possuem um orçamento limitado. Mas você sabia que realizar um casamento barato não é sinônimo de abrir mão da qualidade? A ideia é buscar viabilizar suas preferências com os recursos disponíveis. Reunimos algumas dicas incríveis para te ajudar nesta jornada. Vamos lá!
1) Prioridades
Ao falar em casamento econômico, também falamos em prioridades. É importante que vocês reservem um tempo para colocar na ponta do lápis o quanto vão investir no casamento e quais profissionais (ou serviços) não abrem mão. São seis pilares que colocam seu casamento em pé: espaço, buffet, decoração, música da recepção e cerimônia, foto e vídeo e assessoria. Estes são os primeiros profissionais que vocês precisam fechar antes de qualquer outro!
Conversem entre si para determinar o que é mais importante para vocês dois no dia do casamento. É importante lembrar que no momento em que pisarem no altar, tudo deverá estar pago. Por isso, elabore um rascunho de orçamento inicial com foco nas coisas mais importantes, tendo como base os seis serviços citados acima.
Se organizem para economizar ao menos uma porcentagem da renda de cada um (10 a 20%) para fazer o fundo do casamento. Após isso, pensem no tamanho do evento, pois o número de convidados afeta em todas as contratações. Com estas etapas resolvidas, é possível saber onde economizar.
2) Planejamento com antecedência
Antecedência é a palavra-chave para um casamento econômico mantendo o melhor custo benefício. Com bastante tempo é possível se planejar e ir pagando aos poucos, os serviços, profissionais ou itens, deixando o orçamento mensal do casal menos comprometido.
Dica: para não perderem dinheiro se algum imprevisto acontecer, ao fechar com o profissional, confira se é possível dar um valor de 10% ou 20% de entrada e o resto na semana do casamento. Assim, você e seu noivo abrem uma conta conjunta e vão depositando por mês o valor referente do contrato dividido na quantidade de meses até seu casamento. É uma forma de “pagar” mensalmente seu fornecedor, e o dinheiro continuar com em suas mãos.
3) Negociar
Não tenha vergonha de negociar. Às vezes você consegue um bom desconto pagando à vista ou parcelando em várias vezes. Mas atenção com valores discrepantes. O barato pode sair caro no dia do evento!
4) Promoções e condições especiais
Fique de olho nas redes sociais de seus fornecedores dos sonhos, pois muitas vezes eles oferecem pacotes, promoções ou condições especiais imperdíveis. Outros itens que podem ser comprados em liquidações e sair por um valor muito mais econômico são: sapato da noiva e noivo, gravata dos padrinhos, vestido de noiva, acessórios para cabelo, lembrancinhas e outros. E não tenha vergonha de visitar lugares baratos e com ótimo custo benefício como a 25 de março e o Bom Retiro em São Paulo.
5) Escolha locais com all inclusive
Atualmente vários espaços, incluindo os locais da Gastronomia Morenos, oferecem pacotes com tudo (ou a maior parte dos serviços) inclusos. Dessa forma você acaba economizando de ter que pagar todos os profissionais a parte!
6) Definição da data
Como o sábado é o dia mais concorrido da semana para casamentos, também é o mais caro. Os meses de primavera e outono também são considerados de alta estação na área de eventos. Por isso, aposte em meses mais amenos como julho ou agosto já que o frio no Brasil não é tão intenso – exceto na região Sul do país – e nos dias da semana. Eles são, em geral, menos competitivos e por não ter muita concorrência, muitas vezes vocês acabam ganhando um certo desconto. O domingo também é uma ótima pedida para um brunch!
7) Definição da lista de convidados
Esse assunto é delicado, mas super necessário. Para reduzir gastos, em certos casos, é preciso também cortar convidados. Com muita paciência e conversa, vocês conseguem chegar num acordo de pessoas especiais que definitivamente não podem ficar de fora da lista. Dê prioridade há quem sempre esteve ao lado de vocês, e deixe de fora aquele “amigo do amigo”, sabe?
8) Sustentabilidade e DIY
Invista em opções sustentáveis para celebrar seu casamento. É possível reutilizar alguns itens que já foram importantes para outros casais, por exemplo de seus pais, em sua festa. Que tal reutilizar o vestido da sua mãe? Com alguns ajustes de uma estilista ou costureira, você poderá economizar muito em um vestido novo e trará ao evento uma peça simbólica. Ou então aproveite algumas semanas antes e faça à mão as lembrancinhas do seu evento; até os convites são possíveis de fazer de maneira DIY sem gastar muito.
9) Bem casados
Os bem casados são tradicionais em todo casamento e, se você não quer abrir mão deles, uma boa pedida é fazê-los para substituir os porta-guardanapos nas mesas. Faça os doces individualizados e contados um por convidado, no dia do evento, peça ao seu fornecedor ou assessora para colocar um em cada lugar em cima do guardanapo – outra opção é coloca-lo na frente do prato. Assim, você economizará um valor relevante para investir em outro serviço ou profissional.
10) Decoração e flores
Na hora de escolher seu projeto, dê preferência às flores naturais e preservadas em vasos para compor o ambiente de maneira linda e sustentável. Aposte também nas flores grandes como hortênsias e girassóis que precisarão apenas de algumas hastes para fazer um arranjo encantador. Outra dica é que, na reunião com seu decorador, prezar por flores com preço melhor. Ou então, considere uma decoração sem flores. Greenery é uma tendência cheia de possibilidades e as folhagens verdes estão em alta!
Vale destacar as mesas comunitárias. Assim, é possível economizar com a decoração de centros de mesas.
11) Papelaria online
Se você não é muito boa nas artes manuais para produzir seu próprio convite ou save the date, opte por realiza-lo em uma gráfica e solta-lo de forma online. Essa é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro.
Se seu sonho é um convite impresso, opte por um papel mais simples e escolha um modelo menor e mais leve.
12) Foto e vídeo
Atualmente os profissionais de foto e vídeo realizam um trabalho incrível e autoral. Porém, para um casamento econômico, nossa dica é que vocês fechem os dois serviços com o mesmo profissional, assim é possível adquirir algum desconto ou pacote bacana.
13) Imprevistos
Mesmo com toda a organização é imprescindível que vocês estejam preparados para futuros imprevistos. Calcule na planilha uma quantidade extra para alguma circunstância que vocês não estavam esperando. Economizar para realizar seu sonho, começa em estar prevenido!
14) Fornecedores de confiança
Economizar não é fechar o mais barato! Lembre-se que no dia da festa nada pode dar errado, por isso, é imprescindível que vocês optem por fornecedores de confiança, com referências de mercado e feedbacks positivos. Pesquise sempre!
15) Tudo no mesmo local
Outra forma para seu evento sair mais em conta é realizar a cerimônia religiosa, civil e a recepção no mesmo local. As vantagens são inúmeras, entre elas a economia com a decoração e o deslocamento de fornecedores e convidados.
E aí, gostaram das nossas dicas? Veja mais posts em nosso blog que vão te ajudar a organizar seu casamento.