É chegado o momento das famosas festas de final de ano e, em meio a elas, as confraternizações promovidas pelas empresas. Amadas por uns e nem tão queridas por outros, tais reuniões costumam render assuntos para muitos dias entre os funcionários, porque sempre acontece algo inusitado.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de etiqueta para evitar pagar mico na festa da empresa – afinal, você está lá para se divertir, sim, mas o bom senso deve estar guiando seu comportamento durante todo o evento. Afinal, estamos falando de um evento corporativo, é seu emprego e reputação que estão envolvidos. Veja a seguir como se divertir sem exagerar:
- Tipo e tema do evento
Festa, churrasco, convenção, jantar e coquetel estão entre alguns dos exemplos mais comuns de festas de confraternização empresarial. Além disso, há ainda a possibilidade de existir um tema específico (anos 60, natal, Havaí, etc.). Sabendo exatamente o que esperar do encontro, você vai ser capaz de se preparar com mais assertividade sobre seus trajes e comportamento esperado.
- Local, data e horário
Parece desnecessário falar, mas há quem se esqueça e se confunda sobre a data e local do evento. Não pague o mico de chegar atrasado ou, pior ainda, no lugar errado: anote na agenda ou crie um lembrete com antecedência no celular.

- Acompanhantes
Não se esqueça de confirmar se será permitido levar acompanhantes e, principalmente, filhos e crianças no geral, já que elas nem sempre poderão participar dependendo do teor e horário do evento.
- Trajes
Como já mencionado anteriormente, de maneira geral, suas roupas dependerão do tipo e tema do evento. Mas, independente disso, lembre-se de evitar peças que possam causar situações delicadas ou constrangedoras.

- Comportamento
Você pode dançar, conversar, rir e se divertir. Mas lembre-se sempre de manter o respeito para com os outros e ter limites na forma que se porta, afinal, você estará sendo observado por colegas de trabalho e chefes. Nada de falar mal de funcionários ou fazer reclamações sobre a empresa.
- Bebida
Um ponto delicado que precisa ser levado em conta, a ingestão exagerada do álcool é definitivamente deselegante e desnecessária para uma festa de cunho empresarial. Isso também entra no quesito comportamental, afinal você pode acabar se excedendo, falando e fazendo coisas que podem te prejudicar.

- Networking
Aproveite o momento de descontração para “quebrar o gelo”, se aproximar e estreitar laços com os colegas de trabalho, especialmente os que você não costuma ter muito contato no dia a dia. Evite falar diretamente de trabalho, no entanto, afinal todos estão ali para se divertir.
- Não incentive negatividade
Talvez você esteja se comportando super bem, mas sempre pode haver um colega que não está. Ao invés de incentivar e reproduzir posturas negativas (como tirar fotos constrangedoras dos outros, espalhar fofocas e comentários maldosos, convidar uma pessoa que já se excedeu no álcool a beber mais ainda ou fazer coisas embaraçosas), procure dar toques gentis aos seus colegas que porventura estejam precisando.
