Em geral, os noivos comparecem à cerimônia com trajes extremamente refinados… o que, infelizmente, nem sempre é sinônimo de conforto. Sabemos que, em sua maioria, eles costumam ser exuberantes e, especialmente as noivas, por vezes sofrem com seus modelitos pesados, com saias e caudas enormes.
Tudo isso é muito lindo durante a troca de alianças, mas como é possível ficar à vontade para curtir a festa depois? Muitos casais optam pela troca de vestimentas no momento de partir para a festa, e aqui deixamos algumas orientações para você que pretende fazer isso:
- Para as noivas:
A maioria das noivas prefere fazer a troca para poder ter mais liberdade ao se movimentar pela festa, especialmente nas que optam por vestidos mais pesados e tradicionais para a cerimônia. É indicado levar um modelo mais curto ou solto, de tecido leve e prático de vestir, para que você não perca muito tempo ao se trocar.
Quanto às cores, aqui algumas noivas resolvem inovar e colocam trajes despojados e mais coloridos, enquanto outras mantém o tom usado no vestido da cerimônia. Hoje em dia, existem muitos modelos do tipo “dois em um”, que consistem em vestidos mais cheios e volumosos que podem ter partes removidas depois, como a cauda ou parte da saia.
Algumas mulheres também dispensam o véu na hora da festa, dependendo do comprimento e volume do mesmo. Sobre os sapatos, é bastante comum trocar os saltos por sapatilhas ou outros modelos flat que sejam confortáveis e leves.
- Para os noivos:
Os homens acabam se dando bem nessa situação, afinal, eles não têm muito o que mudar. Em geral, os noivos tiram o paletó e a gravata, sendo que alguns se livram também do colete, e isso basta para que fiquem mais à vontade para dançar e se divertir.
Dobrar as mangas da camisa e até abrir os dois primeiros botões são atitudes aceitáveis, mas cuidado para não perder a elegância!
Não é muito comum que eles tirem os sapatos sociais (ou tênis, para os maridos mais despojados), mas existem casos em que eles acabem os trocando por chinelos ou ficando descalços (quando o casamento acontece na praia, por exemplo).