Você certamente já foi a alguma festa de 15 anos, mas será que já ouviu falar do Sweet 16? Hoje, vamos falar tudo sobre essa festa tradicional na cultura norte-americana, quais pontos temos em comum e quais são os diferentes, para te inspirar. Olha só:
- Significado
O Sweet 16 é comemorado lá fora porque representa a passagem para a maioridade na cultura norte-americana, sendo comum que os aniversariantes ganhem seus primeiros carros nesse momento; por aqui, nossa festa de 15 anos representa a passagem para a juventude ou um novo nível da adolescência.
- Horários
Lá fora, a festa geralmente acontece durante o dia ou no fim da tarde, tendo hora determinada para terminar; enquanto isso, nós temos o costume de realizar essas festas à noite, podendo seguir madrugada adentro sem hora para acabar.
- Locais
Em ambos os casos, é comum grandes espaços serem alugados para a comemoração, com diferentes ambientes e serviços.
- Comes e bebes
Por aqui, é comum termos pratos mais elaborados como em um jantar, enquanto no Sweet 16 predominam as finger foods, ou seja, aperitivos de consumo rápido.
- Momentos marcantes
Por aqui, a valsa é um dos momentos mais aguardados das festas de debutantes, sendo que a tradição da entrega de uma joia para as aniversariantes ainda existe nas mais tradicionais; já no Sweet 16, a joia é o ponto alto da festa, onde um familiar masculino que seja muito especial para ela faz a entrega; eles ainda possuem uma homenagem onde um familiar coloca uma tiara/coroa na cabeça da debutante.
- Temas
Ambos compartilham temas em comum, variando desde algo mais moderno ao tradicional; alguns dos mais comuns para os dois países são princesas Disney, bailes de máscaras, grandes capitais mundiais, etc.
- Velas
Embora não se use muito mais nos dias de hoje, existe a tradição dos 15 casais entrarem segurando velas acesas, representando cada ano da aniversariante; para os norte-americanos, elas eram distribuídas pela própria debutante, que fazia breves discursos sobre sua relação com cada amigo, mas hoje em dia é mais comum que esse momento seja trocado por uma coreografia em conjunto.
Você já conhecia todas essas tradições? Continue lendo o blog, porque temos um monte de posts com curiosidades e dicas!