A dama de honra traz graciosidade a qualquer cerimônia. Isso porque, a pureza da criança, misturada ao vestido de princesa, tornam a ocasião mais doce e divertida. Embora não seja necessário esforço para que elas roubem a cena e protagonizem um dos momentos mais fofos do grande dia, é importante dar atenção à produção. Vestido, sapato, penteado e ensaios, tudo deve ser pensado para que a criança se sinta confortável ao entrar na cerimônia. Por essa razão, hoje trouxemos um guia sobre o assunto, que irá te ajudar na escolha das daminhas. Vamos lá?
A importância da daminha num casamento
A daminha de honra, geralmente crianças em torno de 3 à 12 anos, inspira doçura e torna a cerimônia menos séria e, em alguns casos, nos faz dar boas gargalhadas, já que esses pequenos são imprevisíveis.
É válido lembrar que cada casamento tem sua proposta, e a entrada da daminha de honra pode ser feita de inúmeras maneiras (e não é obrigatória). Comumente, a forma mais tradicional é quando as garotas entram com as alianças.
A origem da dama de honra
Muito se fala sobre a origem das damas de honra em um casamento. Estudiosos acreditam que, antes da Idade Média, o costume era de que as irmãs da noiva participassem da cerimônia como damas e usando vestidos iguais.
De acordo com a lenda, usar o vestido semelhante ao da noiva, espantaria os maus espíritos de chegarem na mulher, afinal, o vestido branco de dama poderia confundi-los.
Apenas na Idade Média é que a figura da daminha passou a ser representada por crianças, que esperavam pela chegada da noiva ao local do casamento e saiam pelo vilarejo contando a boa noticia do casamento.
Como preparar a daminha
Por se tratar de crianças, é difícil prever a reação que cada uma terá na hora de participar da celebração. Para evitar situações como essas, é interessante agendar um dia para ensaiar com as pequenas. Especialmente se elas ainda não se conhecem.
Vale também, envolver as daminhas no período de preparação, à levando para participar da escolha do vestido, sapato e penteado.
Produção ideal
Escolher a roupa da daminha de honra é uma etapa importante da organização. A escolha deve seguir o local da festa, a decoração, o estilo da comemoração e outros fatores que complementam a definição de cada passo antes do momento do sim. Além disso, a harmonia das peças são fundamentais para tudo estar em equilíbrio.
É válido lembrar que a roupa, o penteado e os sapatos escolhidos, devem ser confortáveis, já que estamos nos referindo a crianças (que precisam estar sem amarras para correr e brincar).
Já a maquiagem é um item opcional e a opinião da mamãe deve ser levada em consideração. Independente de ser um evento à luz do dia ou noturno, a maquiagem deve ser natural, clara, e sem reforçar os traços ou ressaltar algum detalhe da face infantil. A simplicidade e o minimalismo são sempre as melhores escolhas!
Gostou? Continue explorando outros assuntos do nosso blog.