Produzir um evento corporativo é, sem dúvidas, uma missão difícil. Acertar na busca pelos patrocinadores é um ponto crucial para realizar encontro de sucesso. Isso porque, conseguir patrocinadores certos é fundamental no desenvolvimento da sua estrutura, contribuindo para fortalecer a sua marca e alavancar os objetivos do evento.
Sem falar, claro, na possibilidade de contar com recursos que poderão fazer toda a diferença na organização do ato. Continue lendo que trouxemos algumas dicas!
Importância do patrocínio em um evento
Um evento patrocinado é quando uma marca financia parte da sua iniciativa em troca de um destaque durante o encontro. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de medidas simples, como menções antes de apresentações, logo no painel de LED durante o evento ou até nos materiais de divulgação. Dependendo do investimento, é possível ainda contar com uma participação mais relevante, em projetos mais amplos, como a disponibilização de stands durante todos os dias do evento.
Para empresa que é patrocinada, é interessante a iniciativa pois reduz custos operacionais e permite melhor qualidade do evento de forma geral. Já para quem faz o patrocínio, há a chance de expor sua marca para um novo público.
Contar com patrocinadores é essencial para conseguir programações relevantes, organizando experiências que possam marcar a vida dos participantes.
Por que conseguir patrocinadores para seu evento corporativo?
A busca por um patrocinador pode ser uma ótima alternativa para quem deseja aumentar o retorno sobre o seu investimento. É importante para redução de custos, formação de parcerias estratégias, networking, visibilidade para ambas as marcas e possibilidade de tornar o evento mais atraente para o público.
Mas afinal, como conseguir patrocínio para eventos?
Para conseguir bons patrocinadores, é importante seguir algumas dicas. Elas te ajudarão a vender o seu evento com mais facilidade e, ao mesmo tempo, auxiliam a busca por um patrocinador alinhado com o perfil do seu negócio. Confira a seguir nossas sugestões:
- Saiba como abordar sues possíveis patrocinadores: antes de ir até a empresa, conheça sua história, seu público-alvo e, principalmente, seu posicionamento diante do mercado e do seu público. Não seja agressivo no momento da abordagem, procure conhecer qual o setor responsável para fazer o contato, mande um e-mail e faça um telefonema de forma leve.
- Desenvolva uma boa proposta de patrocínio: faça uma boa apresentação, com os objetivos bem claros e de fácil entendimento. Além disso, se você precisará de mais patrocinadores, é recomendado elaborar um projeto específico para cada marca.
- Defina cotas de patrocínio: uma das partes mais importantes, a definição das cotas. Elas servem justamente para oferecer outras opções às empresas. Então, antes de qualquer coisa, você precisa se organizar e definir quanto pretende arrecadar com o patrocínio. Só depois disso, divida o valor em cotas, que podem ser nomeadas a depender do valor e das vantagens (diamante, ouro, bronze e etc).
- Bom relacionamento: por fim, saiba valorizar seu patrocinador, ou melhor, seu parceiro. É muito importante manter o networking e ter consciência de que o evento será um trabalho em conjunto.
E aí, gostou das dicas? Continue explorando nosso blog para mais dicas!