O pedido de casamento é o passo principal para uma história a dois cheia de romantismo. Mas, para surpreender a amada ou o amado, é importante planejar o ato de maneira criativa. Hoje reunimos todas as informações que você precisa saber antes do grande “sim”. Vamos lá?
Qual o significado por trás de “pedir a mão”?
Nem sempre o casamento ocorreu apenas por amor entre o casal. Na antiguidade, as pessoas se casavam para constituir famílias, de maneira que a alimentação e a segurança eram mais fáceis em grupos maiores. No período da idade média, especialistas acreditam que o enlace era o modo mais seguro de acumular e transmitir riquezas, deixar herdeiros ou construir patrimônios, de uma geração para a outra.
Dessa maneira, “pedir a mão” da noiva significava “adquirir” as mãos da noiva – serviços, tarefas, cuidar integralmente da casa, dos filhos e do marido. Ou seja, lavar, passar, limpar, cozinhar, servir, arrumar e por aí vai.
Já a tradição do noivado começou com uma lei no final do século VIII, onde uma benção nupcial era necessária para a celebração do casamento. Outra tradição bem comum no pedido de casamento é a pessoa que está pedindo a mão se ajoelhar. O ato teve origem na Idade Média e era um gesto muito comum dos cavaleiros se apoiarem em um dos joelhos em frente aos seus senhores em sinal de respeito e lealdade. Assim, ajoelha-se em frente a pessoa amada na hora de pedir em casamento continua expressando essa promessa de respeito e lealdade.
Hoje em dia as conotações são outras. Pede a mão àquele que ama e que deseja dividir uma vida à dois, bem como, os serviços domésticos. Mãos que se unem, se apoiam, se incentivam. Muito melhor assim, certo? “Dar as mãos” hoje é um símbolo de parceria, de carinho e de uniões muito mais felizes.
Organizando um pedido de casamento criativo
Um pedido de casamento bem feito requer planejamento e quase o alinhamento perfeito dos planetas para que tudo dê certo. É importante lembrar que esse é um dia que vai marcar a história de vocês para sempre. Não há porque colocá-lo em risco. Confira algumas dicas para a organização:
Defina o perfil da sua parceira/o: se ela(e) for tímida(o), não irá curtir um pedido de casamento em público. Nesse caso, é preferível fazer algo mais íntimo e romântico em casa.
Tenha ajuda: conte com amigos ou familiares para um pedido de casamento criativo. Escolha cúmplices de confiança para auxiliar nos detalhes e, se preciso, para enganar o seu amor.
Escolha o melhor momento: sabe aquela semana mais agitada, preocupações excessivas, ou ainda, muito trabalho? Com certeza não será um bom momento para o pedido. Escolha uma ocasião em que ambos estejam mais relaxados e o cenário significativo.
Escondendo um segredo: o noivo/a pode se sentir nervoso por esconder esse segredo tão especial, com isso começa a evitar sua parceira/o. Essa atitude pode não ser interessante e gerar conflitos, e até mesmo brigas sérias. Busque ser agradável e fazer uma surpresa sem ânimos exaltados.
Com tudo isso bem alinhado, chegou a hora de colocar o plano em ação. Veja nossas dicas de ideias criativas para pedido de casamento:
- Cinema: feche uma sala do cinema de sua cidade, convide os amigos e familiares e faça um vídeo surpresa com um pedido fenomenal.
- Em casa: o pedido de casamento em casa é ótimo para a noiva mais reservada, já que estarão no aconchego do lar. O pedido pode acontecer durante um jantar especial com o cardápio favorito dos dois em uma mesa caprichada. Caso não se sinta seguro para cozinhar, uma boa alternativa é o delivery.
- Destino singular: seja na praia ou em algum país dos sonhos, como Paris, pedir a mão do seu amor em uma viagem é extremamente romântico, criativo e, claro, ficará eternizado no coração de ambos.
- Banda: outra forma super criativa é contratar uma banda, um coral, violinistas, cantores de ópera, mariachis mexicanos ou cantores do estilo musical favorito do seu amado/a. Com certeza não faltarão lágrimas de emoção junto com a sua resposta.
- Flashmob: em alta, o flashmob é quando pessoas se unem para dançar em algum lugar público. Os dançarinos começam a movimentar-se um por um em meio ao público e, depois, o grupo todo se une para dançar junto. Não importa se a galera dança bem ou não, aqui a intenção é o que conta. Com tanta energia, é impossível a noiva dizer não.
E o que dizer no grande momento?
Parece clichê, mas é preciso dizer aquilo que vem do coração. Agora que já reunimos diversas ideias, é importante definir o que dizer em um pedido de casamento. A principal dica é: não repita algo pronto, tente se inspirar e construir uma mensagem que faça sentido para vocês. É imprescindível escutar o seu coração!
Agora que já anotou todas as nossas dicas, é hora de começar a planejar o seu pedido de casamento.