O convite de casamento, além de trazer informações importantes como data e horário da festa, é também um cartão de visitas. O primeiro contato que o seu convidado terá com o evento que você está preparando para comemorar um momento importante. E não é só o design do convite que importa – endereçar corretamente também faz diferença!
Existem algumas formas de fazer o endereçamento de convite – tudo depende do estilo do seu casamento, do seu convite, do nível de intimidade que quer expressar com o convidado… No entanto, de modo geral, um tom mais formal, nunca tem erro.
PARA CASADOS
A forma mais tradicional, que foi a norma por décadas, é endereçar o convite a casais da seguinte maneira: “Sr. Marcos Rabello e Sra.” ou “Sr. e Sra. Marcos Rabello”. No entanto, esse tipo de endereçamento nem sempre agrada as mulheres, que podem se sentir desconfortáveis por serem mencionadas apenas como “senhoras de alguém”.
Não há como negar que esta forma carrega uma visão machista, mas se você quiser seguir o caminho mais formal, é este. Mas existem outras formas, não menos educadas, de se endereçar o convite.
Se o casal convidado for casado e compartilhar o mesmo sobrenome, você pode usar Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello. Por uma preferência nossa, o nome da mulher vem à frente (primeiro, as damas!), mas pode seguir a ordem inversa também.
NAMORADOS
No caso de casais que não compartilham o mesmo sobrenome ou que ainda não são casados, você pode usar: Sr. Marcos Rabello e Sra. Rebeca Nogueira ou Sr. Marcos Rabello e Srta. Rebeca Nogueira. Para convidados jovens, não há a necessidade do uso de Sr. e Sra., é perfeitamente aceitável que se enderece o convite simplesmente como Marcos Rabello e Rebeca Nogueira.