Se está por aqui, é porque, com certeza, já ouviu falar sobre o Macramê. Essa técnica milenar que, traduzida do árabe makrama significa “guardanapo” ou “toalha”, ou macramé (Migramach) do turco, o mesmo que “tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo”, é um tipo de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas, barrados em lençóis e até cortinas, mas que hoje se tornou o elemento queridinho nas festas de casamento. Vamos conhecer mais sobre ela?
A origem do Macramê
Muito se discute sobre o verdadeiro nascimento da técnica. A verdade é que ela é um reflexo do tempo e da história. Ao longo das décadas, a criatividade aliada às necessidades cotidianas permitiu que os homens criassem soluções aos seus desafios – se aquecer no frio, proteger ou armazenar comida, por exemplo. Foi em meio ao nascimento da própria cultura, como tal, que se originou as primeiras técnicas de extração de fios, bem como a amarração destes.
Segundo historiadores, a técnica foi criada oficialmente na região atual da Turquia, porém, estudos apontam que o Macramê era usado na China, na Mesopotâmia e no Egito por volta de 3.000 a.C. Outra curiosidade é que, no Museu Britânico, há um barrado assírio registrado como a peça mais antiga de Macramê, datada em 2000 a.C., feita com cipó, vime, couro e até mesmo capim. Entretanto, especialistas dizem que a técnica teve seu maior destaque nos reinos árabes medievais e também durante o ápice do Império Bizantino.
Como usar Macramê no casamento?
Há varias formas de aplicar o elemento na celebração do grande dia. Isso porque, o Macramê revela um estilo delicado e boho, dando um toque moderno, ao tempo em que se é ousado, às festas de casamento. Listamos abaixo, os possíveis locais para adicionar a técnica de tecelagem:
- Altar
- Arco da cerimônia
- Visual da noiva
- Buquê
- Mesa dos noivos, em especial, nas cadeiras
- Mesa dos convidados (família)
- Menus e porta-guardanapos
- Decoração aérea
- Cortinas espalhadas na festa
- Bolo fake
- Bem-casados e lembrancinhas
- Almofadas
Para mais inspirações, role a página e printa a tela. Se curtiu esse conteúdo, continue navegando pelo nosso blog e veja mais dicas tão apaixonantes como essa.