Não pouquíssimo tempo atrás, a maioria dos casais homossexuais que desejavam oficializar a união judicialmente, infelizmente, só poderiam realizar uma cerimônia simbólica e sem valor legal. Ainda bem que isso teve fim no ano de 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou as regras, o que foi um grande passo para que os casais pudessem oficializar o amor!
Afinal, qual casal não deseja organizar o seu grande dia sabendo que o relacionamento será legítimo e com todos os direitos legais?
E poder organizar todos os detalhes e celebrar com muito mais felicidade, sabendo que poderão viver o amor reconhecido e ter suas garantias civis como um casal?
Todos os casais sonham e tem o direito de viver isso!
Mas, mesmo com esse reconhecimento oficial por lei, ainda restam muitas dúvidas sobre os trâmites burocráticos. Pensando nisso, separamos as principais dúvidas para ajudar a você entender melhor sobre essa união mais que especial!
COMO FUNCIONA O PROCESSO NO CARTÓRIO?
O casamento homoafetivo funciona exatamente igual ao casamento heterossexual, sem nenhuma restrição!
A cerimônia do civil pode acontecer no próprio cartório ou, dependendo da religião dos noivos ou noivas, poderão casar-se no religioso com efeito civil.
É necessário ter duas testemunhas – um para cada noivo (a), para assinarem a documentação do cartório.
O processo é o mesmo para todos os casamentos: os documentos, os valores, a escolha do regime de bens que desejarem, tal como será feita a alteração de sobrenome, onde o casal pode manter os sobrenomes de solteiros ou adotar o do futuro cônjuge.
EXISTE UM PROTOCOLO PARA ENTRADA DOS NOIVOS OU NOIVAS NA CERIMÔNIA?
Não! Afinal, lá se foi o tempo em que existiam regras para o amor, não é mesmo? Mas, ainda que não existam regras, acabam surgindo dúvidas nas questões práticas da cerimônia, confira as principais delas:
1º QUEM DEVE ENTRAR PRIMEIRO?
Depende muito da vontade de cada um dos noivos ou noivas em fazer o papel de esperar o outro no altar. Os dois momentos são muito emocionantes: tanto em ver o seu par chegando, como caminhar até o altar para se juntar a ele. Vale entrarem em acordo e decidirem juntos quem vai exercer cada função.
2º QUEM DEVERÁ ACOMPANHAR A ENTRADA?
Mais uma vez: depende da vontade dos noivos ou noivas! Os mais tradicionais, podem optar pelos pais para esse papel. Também podem entrar sozinhos (as), podem escolher uma pessoa muito especial que faça parte da história ou até mesmo, podem entrar juntos!
3º DEVEM USAR ROUPAS IGUAIS OU DIFERENTES?
Bom, nesse caso, cada um tem uma personalidade e características únicas, o que determina o estilo de roupas que mais combina com cada um.
Mas o que vale mesmo é, estando iguais ou diferentes, que se sintam bem e estejam felizes!
E lembrem-se: as burocracias não devem ser mais importantes que a felicidade em celebrar o amor!
O casamento deve ser organizado de maneira que esteja tudo com a personalidade de vocês e que seja a realização de um sonho que vocês sonharam juntos ou juntas e que sejam muito felizes! Afinal, o amor é o que importa!
Separamos o lindo casamento da Juliana e da Caroline, que foi celebrado no Espaço Armazém Sala SP I, pra vocês!