Uma das preocupações dos noivos na hora de planejar uma festa é calcular qual a quantidade de bebidas ideal.
Entender como funcionará o consumo de seus amigos e familiares é uma lógica difícil de se entender, e por isso, especialistas indicam seguir algumas sugestões.
Comece sempre estabelecendo um budget máximo para esse item, já que existem tantas opções de pacotes, que é possível se perder com a empolgação.
Decidindo quais itens, vamos às quantidades:
ÁGUA
É indispensável, principalmente para hora dos doces e bolo, e também no final da noite. O indicado é calcular 500ml por pessoa. Assim como em todas as outras bebidas, considere que os convidados que não beberem compensarão os que beberem uma quantidade maior.
REFRIGERANTE E SUCO
Aqui um equilibra o outro. Quem não consome bebida alcoólica irá nessas opções. Se considerar suco dispensável, aumente a quantidade de refrigerante, e vice-versa. Considere no total cerca de 600ml, ou 300ml de suco e 300ml de refrigerante, por convidado.
CERVEJA
Normalmente é o item mais consumido entre aqueles que gostam de bebida alcoólica. Por ser mais leve comparada às outras opções com álcool, tende a ser necessária uma grande quantidade. Calcule cerca de 600ml, uma garrafa, por cada convidado. Se na sua festa, o único item alcoólico é cerveja, aumente essa quantidade para um litro por convidado.
VINHO
Se na sua festa será servido cerveja e vinho, calcule esse item da seguinte forma: uma garrafa a cada 4 convidados. Caso seja somente vinho, uma garrafa a cada 2 convidados.
Se além do vinho e cerveja você for oferecer caipirinha e whisky, pode calcular uma garrafa a cada 10 convidados.
ESPUMANTE OU CHAMPAGNE
Esse item depende de como irá ser utilizado. Se é somente para um brinde pontual, calcule 1 garrafa a cada 8 convidados.
Caso for servir durante toda a festa, calcule da mesma forma que o vinho.
WHISKY
Por ser uma bebida mais forte, que é consumida em menor quantidade por menos pessoas, imagine uma garrafa a cada 10 convidados.
BAR DE DRINKS
Essa opção normalmente é paga por pessoa. Retire todas as crianças e idosos da lista e feche para o número de convidados restante.
Lembramos que todas essas dicas são estimativas de especialistas, e podem ou não funcionar para sua festa.
Considere sempre:
O tipo de festa:
Casamentos e aniversários adultos irão sempre precisar de mais bebida alcoólica do que uma festa de debutante ou de criança.
O período:
É de dia, de noite, se irá se prolongar durante a madrugada…
Tipo de público:
Terão muitos convidados menores de idade? Muitos idosos? Seus amigos e familiares costumam consumir bebidas alcoólicas em outras ocasiões?
Clima:
Festas em dias quentes costumam exigir mais água, sucos, cerveja e drinks leves. Festas em dias mais frios, vinhos e whisky.
Mesmo com todas as dicas ainda se sente inseguro para fechar esse serviço? É possível utilizar um sistema de consignação. Ele é oferecido por diversas empresas especializadas, em que você pode “devolver” as bebidas que não forem utilizadas, com o pagamento de algumas taxas.
Lembre-se que o importante é deixar seus convidados à vontade, e que esse dia seja recheado de boas memórias. Na dúvida, é melhor sobrar do que faltar, e assim evitar dor de cabeça e correria no dia da festa.