Está com dúvida na hora de decidir o cardápio de seu casamento? São diversas opções, estilos e valores, não é mesmo?! Seguindo essas dicas abaixo pode ficar mais fácil escolher o que será servido no seu grande dia!
Tenha em mente que a gastronomia de um casamento normalmente é a parte mais cara de toda a celebração, afinal, são diversos componentes que precisam existir para que seu coquetel ou jantar saia como o esperado. Portanto, definir um budget é o primeiro passo. Entenda o quanto pode e quer gastar para só depois começar a pesquisar cardápios e acrescentar itens.
Um buffet no geral, cobra por pessoa, e já possui um pacote de serviços. Isso quer dizer que você provavelmente já terá materiais, utensílios e uma equipe para lidar com a comida, reposição e limpeza. Considere isso na hora de avaliar o custo de um orçamento.
Após definido o buffet que irá te atender, é hora de começar a alinhar o menu. Que tal começar avaliando em qual estilo a sua festa se encaixa? Isso por que você pode – e deve – combinar o estilo com o cardápio. Vamos dar alguns exemplos:
– Um casamento no campo com cardápio mais rústico/caseiro;
– Um casamento na praia com um cardápio recheado de frutos do mar e itens frescos para combinar com o clima;
– Um casamento na cidade, com estilo descontraído, pode investir num cardápio mais informal, com fast food;
São várias as formas de combinar o menu com a festa, e dessa forma a decoração e utensílios também trarão o tom da recepção.
Outro ponto importante de se considerar é ter uma certa variedade. Apesar de basear o menu no estilo do casamento e no gosto pessoal dos noivos, vocês não podem deixar de pensar no que os convidados gostam e esperam da festa.
Se a sua família costuma preferir comida caseira, servir itens exóticos pode não só não agradar, como criar um clima constrangedor. Equilíbrio é tudo!
Também é crucial pensar nas restrições alimentares de seus amigos e familiares. Tente ter pelo menos uma opção vegetariana/vegana, sem glúten e sem lactose, que costumam ser as restrições mais comuns. Esses itens devem ser indicados no buffet, para que os convidados se sirvam à vontade.
Depois de definir o buffet do jantar, com opções variadas e que atendam à diversas necessidades e gostos, que tal complementar com ilhas e lanchinhos da madrugada?
São diversas opções, como ilha de temaki, brigadeiro, wrap, açaí… Escolha as que mais te atraem e aposte nelas para tornar seu casamento memorável! Elas costumam fazer muito sucesso nas festas!
Lembre-se de combinar as bebidas com os alimentos servidos. Vinhos brancos e roses para cardápios mais leves, ou vinhos tintos e whiskys para menus mais intensos. Os drinks e bebidas não alcoólicas também devem seguir o mesmo estilo.
Lembre-se de contratar um buffet de qualidade e tradição. Alimentação é coisa séria, e você não quer que seu casamento seja lembrado por um mal-estar generalizado no dia seguinte, certo?
Pense na segurança, qualidade e sabor da comida, e com certeza seu grande dia será um grande sucesso!