A hora de montar sua lista de convidados pode ser um verdadeiro desafio. Equilibrar os custos do casamento e agradar todos os amigos e familiares não é uma tarefa fácil, portanto daremos 5 dicas para que você passe por essa etapa sem sufoco!
1. Defina seu orçamento
Você só pode começar a tomar decisões de aumentar ou diminuir a lista quando entender qual é o limite de custo do casal. Isso porque convites, lembrancinhas, bebida e alimentos, e diversos outros itens da festa são cobrados por pessoa. Traçar esse budget dará um direcionamento para que saibam qual o limite de convidados.
2. Comece a lista pelos mais próximos
Insira pais, mães, irmãos e melhores amigos – limite aqui aos padrinhos e madrinhas por exemplo. Esse numeral então representa os convidados essenciais no seu grande dia. Qualquer amigo, conhecido, parente ou colega de trabalho que venha depois pode ficar de fora.
3. Os parentes
É sempre aquela situação chata, né?! Mas pense racionalmente: Quantos deles você realmente vê durante o ano, e não só no Natal?
É muito comum não ser próximo de todos os parentes, e o seu casamento deve ser partilhado com os que realmente convivem com o casal.
A dica aqui para evitar constrangimento é sempre deixar claro que será uma comemoração íntima. Dessa forma já fica subentendido que somente as pessoas mais próximas ao casal serão convidadas.
Acredite, vale mais a pena uma cara feia do que assumir um valor que você não pode pagar.
4. Colegas de trabalho
O anúncio do pedido veio, e com ele, os comentários no ambiente de trabalho. Aqui o casal precisa avaliar se a amizade de fato se tornou pessoal. É alguém que você sai aos finais de semana? Que frequenta a sua casa? Alguém que você realmente gosta e confia? Caso contrário, entra no grupo de colegas de trabalho e pode ficar de fora.
Para evitar expectativas, o ideal é limitar ao máximo os comentários que você faz sobre o assunto no ambiente de trabalho.
5. Elimine os acompanhantes
Sempre terão aqueles convidados que tomarão a liberdade de levar alguém, né?! A pior parte é que você estará recebendo e pagando por convidados que nem conhece. Para evitar esse tipo de situação é simples: Deixe claro no convite que não é permitido.
Caso alguém conteste esse pedido, o jeito é ser sincero. Explique que prefere uma cerimônia íntima, e que esse valor fará a diferença para o casal. Seus amigos irão entender, certo?
Fato é: Você não deve se sentir culpado por fazer o que é melhor para o próprio casal. Vocês estão em um momento único, em que há uma festa, uma lua de mel e possivelmente uma mudança de residência para encaixar no orçamento. Não há motivos para abrir mão de vontades de vocês somente para encaixar conhecidos, então seja honesto e enxugue essa lista sem medo!