Muitas vezes temos a impressão que os padrinhos e madrinhas têm a função somente de estar na igreja na hora certa, com a paleta de cores à pedido dos noivos, e de dar um presente incrível, né?! Pois hoje vamos te contar quais são as reais funções deles no pré e pós casamento também!
São escolhidos os amigos e parentes mais próximos dos noivos, em quem confiam e que querem que estejam presentes não só no grande dia, como também no resto da vida do casal.
Esses escolhidos devem ajudar a manter o amor e a harmonia durante o planejamento, auxiliando em diversas atividades que os noivos podem exercer até a data do casório.
Normalmente as assessoras são responsáveis por acompanhar e auxiliar nos momentos de decisão, contratos e negociações. Mas ter o apoio de quem amamos nessa etapa tão importante é um plus, não é mesmo?!
As madrinhas podem se encarregar de ajudar em provas do vestido, escolha de sapatos e outros acessórios, escolha de lembrancinhas, na prova de maquiagem e cabelo, entre outros. A opinião de pessoas próximas nesse momento é sempre válida!
Os padrinhos podem ajudar na escolha do smoking do noivo, em auxiliar na compra das bebidas do bar caso necessário, etc.
Tanto as madrinhas quanto os padrinhos podem também organizar das despedidas de solteiros do casal, assim como estar dispostos a ir nas degustações ao longo dos meses de preparação.
Eles devem ser aquele famoso ‘quebra-galho’ em qualquer necessidade que os noivos tenham acerca da festa e cerimônia, além de ajudar sempre a apaziguar os ânimos quando for preciso. Acredite, é muito comum haver muito estresse nessa fase.
Padrinhos e madrinhas devem cooperar com a vontade dos noivos sobre o look do casamento também. Realmente, nem sempre a paleta de cores, formato do smoking ou adereço de cabelo será do gosto de todos. Mas sempre respirem fundo e pensem que esse é o dia mais especial da vida dos noivos, e é muito importante tentar ao máximo fazer com que seus desejos sejam realizados nessa data.
No dia no casamento em si, a assessora estará lá para coordenar tudo, mas estejam prontos para ajudar e colocar a mão na massa sempre que for preciso. Vocês estão ali como verdadeiros anjos da guarda do casal, e podem fazer de tudo para que esse dia seja perfeito para eles.
Portanto, os padrinhos devem chegar cedo ao local da cerimônia e checar se tudo está saindo como planejado. Acalmar o noivo e estar disposto a ajudá-lo em qualquer situação que for necessária.
Enquanto isso, as madrinhas normalmente se arrumam com a noiva, para as clássicas fotos pré casamento. As funções aqui são as mesmas. Acalmá-la, lembrá-la de detalhes e sempre resolver pequenas questões e inseguranças que são normais de ocorrer no grande dia.
É importante ter em mente que é sim um dia de festa, e os ânimos estarão exaltados, mas o consumo de álcool deve ser controlado, com toda a delicadeza, pelos padrinhos e madrinhas. Não queremos ninguém passando do ponto antes da hora, né?!
Durante a recepção, jantar e festa, os padrinhos continuam podendo ajudar os noivos, mas já sem tanta preocupação. Verifiquem se conseguiram comer algo e se estão aproveitando. Fora isso, é se preocupar em tirar fotos, jogar o buquê, e curtir muito a festa!
O pós festa costuma ser um dia difícil para todos. Ressaca e cansaço são quase inevitáveis após um bom casamento, mas não pense que suas obrigações como padrinhos acabaram.
Os noivos estarão extasiados com tudo que aconteceu, ainda assimilando a nova vida em conjunto. São muitas mensagens para responder, fotos, vídeos… e cansaço. Isso tudo unido à lua de mel que os espera!
Que tal dividir as tarefas entre madrinhas e padrinhos e se responsabilizar em resolver todas as questões pendentes que a assessora não pode resolver?
Devolver vestido, ajudar com as malas, devolver jóias de família, mandar cartões de agradecimento pelos presentes… São muitas as funções que ainda devem ser feitas após o casamento. Se unam com a assessora e ajudem os recém-casados nesse momento também!
E é claro, caprichem no presente! São seus amigos e familiares mais próximos, que contam com o apoio de vocês nesse momento. Demonstre o seu carinho, na medida do possível, respeitando suas condições financeiras. O que importa é passar ao casal o quanto se importam com eles!
Lembre-se que ser convidado para exercer essa função é uma honra e um gesto de amor!