Escolheu casar na igreja? A cerimônia religiosa é uma das tradições mais bonitas de um casamento. Este ambiente sagrado, independente da sua religião, torna o grande dia ainda mais emocionante para o tão aguardado “sim”. Mas, para que tudo ocorra em perfeita sintonia, alguns cuidados precisam ser tomados, como: documentação, decoração, cortejo, as taxas e regras da igreja. Reunimos um guia completo para te ajudar na organização do seu casamento religioso. Continue lendo e confira!
Qual o primeiro passo para casar na igreja?
Casar na igreja não é um processo tão burocrático como no casamento civil, mas algumas regras precisam ser consideradas. Cada igreja – independente da religião que os noivos seguem – costuma ter seus pré-requisitos, por esse motivo, o primeiro passo é procurar se informar na igreja que pretende se casar quais são os documentos necessários, se precisa de curso dos noivos e o processo para que a celebração aconteça sem transtornos.
Abaixo, listamos as principais exigências que comumente são solicitadas pelas instituições:
Documentação importante para casamento na igreja Católica
- Cópias autenticadas do RG e CPF do casal;
- Certidão de batismo dos noivos;
- Cópia de comprovante de residência;
- Certificado do curso de noivos;
- Carta do padre e cópia da identificação presbiteral (caso não seja o padre da própria paróquia);
- Comprovante de pagamento de taxa;
- Declaração da entrada do processo no Casamento Civil;
- Comprovante de Primeira Comunhão e Crisma (se os noivos tiverem);
- Ficha de duas testemunhas, que não podem ser pai, mãe nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas;
Essa documentação exigida deverá ser apresentada três meses antes da data do casamento. Se o casamento for realizado em uma paróquia diferente de um dos noivos, é importante apresentar também a licença (transferência) de paróquia.
Documentação importante para casamento na igreja Evangélica
Na maioria das vezes, a realização da cerimônia de um casamento evangélico parte inicialmente de uma conversa dos noivos com o pastor, dessa forma, não precisam apresentar muitos documentos internamente. Geralmente apenas o RG e CPF do casal já bastam para a organização da cerimônia.
No entanto, quando a celebração religiosa tem efeito civil, é preciso procurar o cartório e realizar estes procedimentos:
- Os noivos precisam dar entrada no casamento de 30 a 60 dias antes da data escolhida, juntamente com as testemunhas. Após isso, o cartório marcará uma data para que o casal retire a Certidão de Habilitação – documento constando que os noivos estão livres e desimpedidos para casar;
- Depois, os noivos devem levar o documento à autoridade religiosa, para que eles possam fazer o Termo de Religioso com Efeito Civil – documento em que os noivos, padrinhos e o celebrante assinam na hora da cerimônia.
- Após a cerimônia de casamento um dos noivos deve retirar o Termo Religioso com Efeito Civil na Igreja, e leva-lo para reconhecer a firma do celebrante e, por último, levar no cartório para trocar pela Certidão de Casamento.
Reserva de datas
Agora que você já aceitou o pedido de casamento e estão em alerta com os documentos necessários, é preciso marcar a data e o horário na igreja com antecedência. Essa reserva pode ser feita até um ano e meio antes, já que, dependendo da sua igreja, pode ser bem concorrida.
É importante lembrar que fazendo a reserva com folga, vocês ficam menos ansiosos com o processo de realização da cerimônia religiosa. Outro ponto importante é que, somente após a entrega e validação da documentação solicitada, é que a data será confirmada. Por isso, a organização é a palavra chave se seu sonho é casar na igreja!
Curso de noivos
É regra para casar em algumas igrejas o curso dos noivos. Ou seja, assim que conversarem com o responsável da instituição sobre os documentos necessários, é importante verificar também a necessidade do curso, assim como uma data disponível para realiza-lo antes da cerimônia.
O ideal é seis meses antes do evento, e não precisa ser feito no mesmo local que será realizada a cerimônia. Se isso acontecer, é importante levar o certificado de conclusão do curso na igreja onde será feito o casamento.
O que é?
Inicialmente o curso surgiu como uma exigência católica para noivos que desejam casar na igreja, mas se expandiu para outras religiões. Em cursos realizados sem fins religiosos, você confere palestras sobre temas como planejamento financeiro e a vida conjugal em geral. Na igreja católica, o curso é ministrado por padres e sacerdotes, com o objetivo de passar ao casal os preceitos católicos, abordando temas como: família, finanças, união e companheirismo.
Obrigatoriedade
Como dissemos, o curso de noivos é obrigatório somente em algumas igrejas católicas. Se você segue outra religião ou pretende ter uma cerimônia anglicana, não é necessário fazer. Mas é importante verificar com a sua igreja, conversando com o responsável para saber todos os detalhes. Os valores também são de acordo com cada instituição religiosa.
Tempo
O curso em média tem a duração de dois dias. O tempo pode mudar de acordo com o local que vocês farão, mas fiquem tranquilos que não passa disso!
Requisitos para Igreja Evangélica
Na maioria das igrejas evangélicas ao invés do curso, os noivos precisam se enquadrar em algumas regras:
– O casal precisa congregar na igreja, ou seja, estarem presentes nos cultos e na vida religiosa da instituição.
– É necessário que os noivos sejam batizados na igreja evangélica e, para isso, é preciso a conversão verdadeira (se no caso um dos noivos já frequentar o protestantismo, porém nunca ter sido batizado, terá que esperar que a igreja anuncie uma data para participar do batismo).
– Os noivos necessitam serem casados perante a lei. Casais que apenas moram juntos não podem se casar na igreja evangélica.
Valores e taxas
As igrejas apresentam taxas com valores muito divergentes umas das outras. Se for casar em uma igreja que não pertence a sua paróquia, será cobrada uma taxa extra.
Dessa forma, se a intenção de vocês é se casarem na igreja, é preciso consultar os valores e taxas antes de dar entrada na documentação.
Casamento na igreja de acordo com religiões
É claro que, cada religião, tem uma característica para realizar o casamento na igreja. Olha só:
Igreja Católica
Na igreja católica há um roteiro de cortejo de casamento a ser seguido. O mais tradicional é:
1ª entrada: noivo e sua mãe
2ª entrada: pai do noivo e mãe da noiva
3ª entrada: padrinhos
4ª entrada: noiva com seu pai
5ª entrada: pajens com alianças
Votos
Benção e troca das alianças
Cumprimento e saída dos padrinhos e pais
Saída das crianças e noivos
Essa é a maneira mais tradicional de realizar o cortejo, porém, é aberto para personalização de acordo com a vontade e vida familiar do casal. Vale ressaltar que os amigos são separados entre padrinhos da noiva (lado esquerdo do altar) e padrinhos do noivo (lado direito do altar), bem como a noiva, que entra ao lado direito e, após cumprimentar o noivo, passa para o lado esquerdo – nesse momento, o pai da noiva se dirige ao lado de sua esposa no altar, trocando de lugar com o pai do noivo que, por sua vez, vai ao lado de sua mulher – e o noivo, que se posiciona desde o início da cerimônia ao lado direito.
Outro detalhe importante é verificar as regras de decoração, já que algumas das igrejas podem ser restritivas em relação à decoração interna. Isso também se encaixa à florista ou saída dos noivos com cordão de arroz já que, algumas instituições, proíbem o uso das pétalas na passadeira ou a comemoração com o grão, para não criar sujeira, visto que outros casamentos podem acontecer depois do seu.
Então, antes de sair planejando a decoração dos sonhos, se informe com o responsável pela igreja sobre as restrições. Além disso, muitas vezes, como falamos anteriormente, há outros casamentos no mesmo dia, isso pode facilitar sua vida ao conversar com as outras noivas e juntas, chegarem na mesma decoração e dividir os valores finais.
Para noivos de religiões distintas ou não praticantes, a igreja católica aceita realizar o casamento, sem a exigência de conversão. Para esses casos, a instituição adota procedimentos e regras próprias.
Igreja Evangélica
Como citamos acima, o primeiro passo é falar diretamente com o pastor sobre a intenção de se casar. Assim, o pastor passará as orientações necessárias para a realização de um casamento religioso. É importante que os noivos sejam batizados, mas não é exigência em algumas igrejas evangélicas.
Se os noivos não são da mesma religião, pode haver ou não restrições referentes ao enlace (consulte antes).
Judaísmo
Para a realização de um casamento judaico, além dos documentos do casamento civil, é necessário o Ketubá – contrato de casamento onde está definido as responsabilidades do esposo com a esposa, como direitos conjugais, manutenção e provisão da casa.
Se um dos noivos for convertido ao judaísmo, um rabino será designado para conferir a autorização para que a cerimônia aconteça. Caso contrário, se um dos noivos não for convertido, é possível a realização do enlace sem conversão, no entanto, não terá validade religiosa.
É importante lembrar que, como tradição da religião, o casamento deve acontecer ao ar livre sob o chupá – tenda onde será celebrado a cerimônia.
Igreja ortodoxa
A celebração na igreja ortodoxa é conduzida através de tradições milenares, seguindo o antigo rito bizantino, sendo cantada na maior parte do tempo. O ápice da cerimônia acontece em dois momentos: o noivado e a coroação.
O noivado ocorre quanto os noivos trocam as alianças entre si, e a coroação representa o instante em que o casal é consagrado. Para dizer o “sim” nesta religião, é imprescindível que os noivos participem de duas palestras sobre a igreja ortodoxa e o casamento. Se um dos noivos não for ortodoxo, é obrigatório receber o Crisma da igreja antes da celebração.
Igreja anglicana
Na igreja anglicana, é necessário que os noivos preencham uma ficha de registro fornecida pela instituição, acompanhada da certidão de batismo, certidão de habilitação para casamentos e relação dos profissionais que farão parte do evento.
As igrejas anglicanas podem exigir ainda, se solteiros, que os noivos frequentem durante dez domingos sua celebração eucarística. Se divorciados, estando cumpridas todas as exigências legais, é obrigatória antes de marcar a data, uma entrevista com o sacerdote a fim de um acompanhamento pastoral.
Algumas instituições anglicanas oferecem também, a possibilidade de a celebração acontecer por um padre ou pastor de fora, desde que seja um ministro de igreja filiada ao Conselho Nacional de Igreja Cristã (CONIC).
Igreja protestante
A cerimônia religiosa na igreja protestante não tem a necessidade da apresentação da confirmação do batismo, assim como também não é necessário a conversão de um dos noivos para a celebração. No entanto, isso pode distinguir de uma igreja para outra. Algumas instituições oferecem aos noivos um curso preparatório, mas não é regra.
Imagem: Fraser Stewart Photography Imagem: Pinterest Imagem: Jennifer Mártir
Decoração para casamento na igreja
A decoração do casamento na igreja precisa estar de acordo com as regras da sua instituição religiosa escolhida. Além disso, outros pontos devem ser levados em consideração: celebrações no mesmo dia da sua e a arquitetura da igreja.
Como falamos no início, antes de definir a decoração do casamento religioso, se informe sobre as regras que a igreja impõe para decorar o local, além do contato das noivas que se casarão no mesmo dia que você.
Depois disso, vocês podem decidirem juntas os elementos que melhor compõem o visual do ambiente de acordo com a arquitetura. Se você será a única do seu dia a casar na igreja, terá mais opções disponíveis para o projeto.
Nossa dica é que você defina a decoração de seis a oito meses antes da data da cerimônia, quando a igreja já tiver o número final de casamentos do dia. Se defini-la após esse período, é provável que seja a mesma para todos os casamentos da data.
Importante: veja com seu decorador sobre seu buquê, se é possível que ele te entregue no local onde você se arrumará. Outro aspecto que você deve ter atenção é em relação às lapelas dos padrinhos, pais e noivo. É importante que sejam entregues para a cerimonialista com algumas unidades a mais caso houver algum imprevisto.
Música para casamento na igreja
A relação de músicas também depende muito de uma igreja para outra. Há instituições que possuem seus próprios músicos e outras nas quais os noivos precisam contratar a parte.
Nossa dica é que vocês mesclem entre músicas clássicas para a entrada dos pais, com músicas modernas para as dos padrinhos. Tudo claro, tocado de forma acústica para que não fuja ao conceito de uma celebração religiosa.
Como escolher a igreja perfeita para seu casamento?
Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração para a escolha da igreja do seu casamento. Entre eles, a relação pessoal que existe com o local, os sentimentos amáveis com o ambiente e as pessoas que trabalham na igreja e, claro, suas características.
Outros detalhes que podem ajudar na escolha é a distância entre ela e a recepção da festa; se o tamanho comporta a quantidade de seus convidados; e o estilo que você pretende passar ao seu evento já que existem igrejas das mais clássicas às minimalistas.
Bom, com todas essas dicas acreditamos que você já tem o passo a passo completo para a escolha da sua igreja. Compartilhe com sua amiga que também está noiva e confira nossos outros posts com dicas imperdíveis!