Se você está por aqui com certeza já definiu a data, escolheu o local e estabeleceu o horário do seu evento. O próximo passo então é o envio do Save the Date ou Save the New Date, – para eventos que precisaram trocar de data – uma forma prática e suntuosa de garantir a presença de todos os seus amigos e familiares queridos no grande dia. Mas afinal, do que se trata? Será que vale a pena fazê-lo?
No post de hoje, trouxemos todas as informações que você precisa para realizar o seu “pré-convite”. Vamos te explicar da melhor forma o que ele é, como fazer e quando enviá-lo. Por isso, continue a leitura e confira!
O que é o Save the Date?
Save the Date significa “reserve a data” em português. Seu objetivo é comunicar aos convidados sobre quando será o evento com bastante antecedência, para que eles se programem o quanto antes a fim de prestigiar e garantir presença em sua festa. Essa prática é muito comum em outros países, sendo utilizada há anos por anfitriões dos Estados Unidos.
Essa antecipação da data é uma ótima oportunidade para eventos como casamento, aniversário, batizado, despedidas de solteiro, noivados e inúmeras outras ocasiões, especialmente quando mais formais.
A tendência chegou ao Brasil há algum tempo e tem sido utilizada principalmente em casamentos, já que é uma ótima maneira de garantir que seus amigos e familiares estejam disponíveis no dia.
Como criar o Save the Date
Além de ser uma forma diferente, criativa e original de informar aos seus entes queridos a data da sua festa, envolvendo-os desde o início no grande evento, é ideal para quem tem convidados que vêm de longe ou têm mais compromissos, que precisem de um tempo para se programar.
Por se tratar de uma forma mais informal que o tradicional convite, o Save the Date pode ser enviado por e-mail ou através das redes sociais, sendo essa opção mais compatível com festas sustentáveis, ou de forma impressa.
Não existe nenhuma regra específica para realizar o seu, mas fica ainda mais especial seguir a identidade visual da comemoração desde já. Além da data e do local do casamento, é válido indicar o site se houver – em casos de casamento. Diferentemente de um convite formal, o Save the Date não deve trazer todas as informações da comemoração.
Em alguns casos mais específicos, como festas em outra cidade ou convidados que necessitarão se deslocar em grandes distâncias para comparecer, dados como a cidade e o local da celebração podem ser úteis para que todos possam se preparar com antecedência.
Quando enviar o Save the Date aos convidados?
O prazo de envio é definido pelos noivos ou aniversariante, mas o ideal é cerca de 6 meses de antes do evento. Se o pré-convite for virtual, é preciso se certificar de que todos os convidados o recebam. O mesmo vale para os correios.
Pode parecer muito, mas lembre-se de que, faltando 1 a 2 meses para a data, você enviará o convite completo, com todas as informações necessárias.
Como você pode notar, o Save the Date é um recurso criativo e útil para eventos. Por isso, não pense duas vezes sobre utilizá-los ou não. Hoje em dia ele é tão imprescindível quanto o próprio convite. Continue lendo nossos posts para ficar à par de novas dicas.