Planejar o casamento é uma tarefa que demanda tempo e muita organização. Da mesma forma que escolher o vestido das madrinhas exige acima de tudo, muita dedicação. É fundamental começar as pesquisas o mais cedo possível a fim de garantir que as suas escolhas sejam atendidas.
Uma das fotos mais amadas de casamento é a da noiva ao lado de suas madrinhas e o destaque desse registro tão especial é o tom e estilo dos looks utilizados pelas amigas da noiva.
Se você ainda está com dúvidas na hora de definir como combinar o vestido das madrinhas com a identidade do seu casamento, confira nossas dicas!
Analise o estilo da cerimônia
Uma das melhores formas para escolher os vestidos das madrinhas é pensar no estilo da cerimônia. Por exemplo, se o grande dia seguir um estilo mais clássico, considere priorizar nos trajes cortes elegantes e uma paleta de cores fechadas. Já uma festa diurna, exige peças leves com foto em tecidos diferenciados ou com estampas ousadas.
Dessa forma, é imprescindível considerar a composição do visual das madrinhas como uma parte importante da atmosfera desejada pelos noivos. Além de testemunhar o enlace, elas também compõem a ambientação do altar e não podem causar estranheza no resultado final.
Paleta de cores
É importante saber, antes de mais nada, que não existe uma regra a ser seguida à risca por todas as noivas, mas algumas sugestões de dress code para o vestido de madrinha pode ajudar a deixar o altar mais harmonioso e adequado visualmente.
A paleta de cores depende muito do estilo que a noiva irá definir: ela pode escolher pelas amigas ou deixar essa escolha para as próprias madrinhas. Para isso, é necessário avaliar o horário da cerimônia, a temática escolhida e também a estação do ano. Dessa forma, fica muito mais simples conhecer quais tonalidades combinam com a decoração e a possibilidade de variar entre elas de maneira bastante sutil.
Para casamentos diurnos
Aposte em vestidos com tecidos leves, complementados por estampas ou liso, com cores sutis e sem brilhos.
Para casamentos noturnos
Já para casamentos à noite, prefira cores marcantes e com muito brilho. Lembrando que a modelagem deve respeitar a silhueta de cada uma.
Convite de madrinha
Uma boa opção para não errar na modelagem do vestido da madrinha, é desenvolver um convite personalizado com informações fundamentais para orientá-la na escolha. Além de ser harmonioso, deixa a comunicação otimizada sem a chance de surpresas desagradáveis de última hora.
A dica é colocar a paleta de cores com pedaços de tecidos como exemplo para a madrinha procurar o tom que mais se assemelha, indicar a mesma loja para que todas as amigas comprem ou aluguem os vestidos (evitando conflitos no grande dia de modelos iguais) e a modelagem que você prefere (longo, médio ou curto). Deixar por conta de cada madrinha, que o fará de acordo com seu gosto pessoal, as deixarão mais confortáveis e felizes, e é um trabalho a menos na sua organização.
+10 inspirações de vestidos de madrinha