Ao começar a buscar modelos de convites e inspirações para a papelaria do casamento, um dos detalhes que precisa ser levado em consideração é o brasão ou monograma de casamento. É ele quem dará o tom à toda identidade do evento. Esse item nada mais é do que um conjunto de elementos, feito a partir de desenhos e fontes, cuja a finalidade é identificar famílias, empresas, clãs, indivíduos e, claro, casais.
No casamento, esse elemento é a marca registrada dos noivos, e estará estampado no convite, save the date, cardápio, pista de dança e tudo mais o que for impresso e personalizável.
Mas você sabe como escolher o brasão de acordo com o estilo da sua festa? Confira nossas dicas!
Como fazer o monograma de casamento?
O monograma deve ser realizado a partir do estilo de festa que vocês escolheram. Os traços e fontes mudam de acordo com a decoração que você pretende ter no grande dia. Por isso, antes de fazer a arte, é necessário definir a ambientação da celebração e a paleta de cores.
Atualmente existem diversos sites que oferecem a criação de monograma online gratuito. Veja alguns deles:
Outra opção é contratar com a sua gráfica ou conviteria para que ela forneça o logo.
Estilo de casamento e elementos do monograma
Rústico
Para o estilo rústico, que usa elementos suaves e naturalistas, além de detalhes florais e delicados, o melhor monograma é feito com fontes diferenciadas, porém mais delicadas, seguindo os itens da festa.
Clássico
O casamento clássico é famoso pelas cerimonias tradicionais, realizadas na igreja e decoração em tons neutros e elegantes. Essas festas costumam seguir um estilo sofisticado sem abusar das cores, sendo essa, uma forma de não errar na escolha.
Para essa opção, o convite deve ser clean e o monograma precisa ser maior, feito com detalhes finos e marcantes, que destaquem o tradicionalismo da festa para os convidados.
Contemporâneo (moderno)
Aqui não há limites para a realização do monograma. Ele deve seguir o estilo da festa – caso seja mais despojada e colorida, aposte em um brasão que desperte a curiosidade do convidado e seja criativo. Utilize elementos divertidos como arabescos e florais com fontes neutras ou vice-versa.
Romântico
O romance desse brasão está nas formas. Nesse estilo de casamento, o qual, possui detalhes apaixonantes que faz os convidados suspirarem do início ao fim da celebração, o monograma precisa ser composto por símbolos como corações ou o infinito. Vale lembrar que nessa opção, o convite é mais carregado de detalhes por isso, o brasão deve seguir uma linha mais clean.
Minimalista
Por aqui o menos é mais, por essa razão, os convites minimalistas carregam consigo um brasão mais simples, mas não menos luxuoso. Ele deve seguir os mesmos elementos que a festa: sem muitos traços, apenas destacando as iniciais dos noivos.
Gostou das nossas dicas? Fique por aqui e acesse mais informações em outras postagens!