O convite de casamento é a primeira mostra que seus convidados terão do grande dia. É ele quem apresentará a atmosfera da sua festa, às pessoas que você deseja convidar. Por isso, é extremamente necessário ter uma harmonia entre o visual e as informações ali depositadas. Quer saber como? Continue lendo esse post!
Qual a origem dos convites de casamento?
Atualmente os noivos podem escolher entre papelaria fina e materiais despojados como acrílico, laminado de madeira e metal, mas antigamente, essa história era bem diferente. Segundo historiadores, na antiguidade, mais especificamente na Europa, o evento era anunciado aos berros pelas ruas com o pregoeiro, que em voz alta, clamava o dia e horário da festa e quem ouvisse poderia comparecer.
Já na Idade Média, a nobreza contratava monges calígrafos para produzir manuscritos ricamente ilustrados que eram destinados aos convidados. E nessa época, era comum conter o brasão da família selados com cera – item que está em alta novamente. Os avisos mais parecidos com o que conhecemos hoje, surgiram por volta de 1642, com a gravura em chapa de metal.
Com a evolução do setor gráfico, o item foi aprimorado e se tornou mais popular. A produção em massa só aconteceu durante a Revolução Industrial, no entanto, eles ainda eram entregues em mãos a cavalo, já que nesse período, o serviço postal não era muito confiável. O uso da papelaria fina que democratizou de vez o acesso ao item, ocorreu mesmo após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o casal pode escolher ousar no design e no material do convite. Ou ainda, optar por sua versão online.
O primeiro contato com o convidado antes do dia do “sim”
Como falamos anteriormente, o convite é o primeiro contato que o convidado terá com o seu evento antes do sim. Neles estão um breve resumo de como será no grande dia e os convidados vão saber não só as informações importantes como o local e a data, como também, qual será o estilo e o mood que vocês estão planejando para celebrar esse passo à dois.
Ao abrir, eles devem identificar o clima e o que deve esperar da sua festa, assim é possível, ainda, ter uma ideia do que vestir e qual sapato escolher, por exemplo. Esse aviso faz parte de um pacote maior, chamado de identidade visual. É por meio dela, que toda a papelaria do casamento ficará com a mesma carinha: desde o save the date (um pré-convite para que seus convidados “salvem a data”), site, plaquinhas, tags, menus, envelope de votos até às caixas de banheiro com amenities. Por isso é tão importante definir os tipos de convites para o seu casamento o quanto antes.
Quais informações deve constar num convite de casamento?
Seja qual for o estilo do seu convite, existem padrões que devem ser seguidos para deixar tudo mais convencional:
– Data, hora e local
– No texto usar somente os primeiros nomes dos noivos, sem sobrenome.
– Os pais da noiva aparecem do lado esquerdo e os do noivo, à direita. Antes regra, atualmente vai muito da vontade dos noivos.
– Caso um dos pais seja falecido, o tradicional é usar o termo “in memoriam” (do latim, “em memória de”). Há outras alternativas atuais como colocar um coração em frente ao nome ou a frase “Sempre Presente”.
– Adicionar uma frase poética que tenha tudo a ver com o casal acima do nome de vocês e de seus pais.
– Os convites individuais, embora importantes para controlar o número de convidados, estão se tornando démodée.
– Assim como colocar a lista de lojas para presente. Aqui, a dica é pedir à sua assessora para avisar os convidados no momento da confirmação de presença ou ausência, sobre o site em que está disponível a lista. Ou colocar de maneira discreta no convite o site do casal.
– Incluir o R.S.V.P (Répondez S’il Vous Plaît, que em português significa “Responda por favor”) que deve ser o contato da sua assessora.
– Fica a critério dos noivos colocar o traje, de forma elegante e depois de todas as informações acima, que será necessário vestir no dia do evento, como gala ou social por exemplo.
– Para padrinhos, não é necessário colocar uma menção especial, no entanto, se desejar algo mais carinhoso, é possível adicionar à caligrafia a frase “À minha querida madrinha (nome)”.
E aí, gostou das dicas? Explore nosso blog e veja muitas mais!