A tradição diz que o vestido de noiva deve ser branco acompanhado de véu e grinalda. No entanto, os noivos merecem destaque, já que também são os protagonistas da noite. O visual deve casar com o estilo da festa, ao tempo que deve ser diferente dos demais convidados. Está ansioso pelas dicas? Então continue lendo esse post!
Quais aspectos analisar antes de sair comprando ou alugando seu terno?
A escolha do terno do noivo vai sempre depender de uma série de fatores. O primeiro tem a ver com a personalidade do homem. Obviamente, você deve vestir um look que combine com a sua imagem e que o deixe confortável durante um dos dias mais inesquecíveis de sua vida.
É importante também analisar suas características físicas para saber qual terno cairá melhor. Existem diferentes tipos desse vestuário, como:
Smoking: usado para festas black-tie glamorosas. É constituído pelo paletó preto com lapela acetinada e calça também preta com faixa em cetim.
Fraque: indicado para cerimônias formais. O paletó grafite com cauda longa que deve ser usado abotoado sobrepõe um colete cinza sobre uma camisa branca. A calça deve ser em tecido risca de giz.
Meio-fraque: traje menos formal. É semelhante ao fraque, porém, sem a calda.
Terno: opção mais comum e contemporânea. É composto por calça, paletó e colete. São vários os estilos: terno básico preto, terno em tecido com brilho, terno claro, terno em tecido azul, terno slim ou terno risca de giz.
Dicas para escolher o melhor terno de noivo
1. Personalidade do noivo
Já falamos por aqui que a personalidade do noivo é uma das características mais importantes na hora de escolher o modelo. Caso ele seja mais despojado, um terno extremamente formal seria um erro imperdoável, já que não estaria se sentindo confortável em seu grande dia, e isso saltaria aos olhos dos convidados.
Isso ocorre porque ninguém consegue disfarçar esse tipo de incômodo por muito tempo. Por esse motivo, você deve se atentar no estilo que mais lhe agradará visualmente. Pense em algo que tenha a ver com o estilo do casamento, seja adequadamente elegante e favoreça a sua beleza.
2. Data e horário do casamento
A data e horário em que o casamento acontecerá, farão toda a diferença na escolha do traje. Isso porque, ninguém espera um noivo vestido com um terno de veludo em uma cerimônia ao ar livre de verão, não é mesmo?
Se a festa for realizada em uma estação quente, como a primavera ou verão, priorize tecidos finos sem muitas sobreposições. Agora, para festas durante o outono ou inverno, que os dias são mais frescos, aposte num terno com tecido grosso e em colete, que tendem a deixar o paletó ainda mais quente.
3. Cores adequadas
Escolher a cor adequada também é uma tarefa importante para que o visual final esteja alinhado. Assim como as outras dicas, o que realmente conta aqui é a temática da cerimônia e o estilo do casamento. Os casamentos noturnos pedem tons mais fechados, como o preto, azul marinho, grafite e variações de chumbo.
Já para casamentos durante o dia ou no final da tarde, a cartela de opções se torna mais clara, com trajes em azul, cinza médio, bege e até marsala. Outro detalhe importante é priorizar cores que realcem o tom de pele do noivo. Busque por um contraponto que traga equilíbrio em todo o look.
4. Acessórios
Por fim, os complementos são excelentes formas de deixar o traje ainda mais com a cara do noivo. Poucos se atentam a esses detalhes, mas existem muitas possibilidades ao montar um visual de casamento. Os alfinetes, por exemplo, são mais clássicos e super elegantes no momento de subir ao altar.
A cor da camisa, por exemplo, nem sempre precisa ser branca, ela pode trazer um ar mais descontraído quando a proposta permite. Dentro desse contexto, também entram os sapatos com um toque de formalidade. Os modelos nem sempre precisam ter cadarços, porém, devem combinar com o traje escolhido.
Terno do noivo: aluguel ou sob medida?
Agora, se sua pergunta é comprar ou alugar o terno, saiba que vários fatores podem implicar na hora de tomar essa decisão.
Quem opta pelo aluguel precisa ficar atento às medidas e ao caimento do traje. É necessário fazer ajustes e encontrar um modelo que se encaixe bem com o biótipo do noivo. Já para noivos que buscam algo diferenciado em estilo, caimento, tecido e acabamento, deve optar pelo sob medida.
E aí, curtiu as dicas? Continue explorando nosso blog e saiba tudo sobre casamento!