Quando pensamos em eventos corporativos, talvez a primeira ideia relacionada a eles seja de seriedade – afinal, tudo que envolve a empresa e seus funcionários tende a soar como algo mais sóbrio e formal. Mas não podemos nos esquecer de que a música tem o poder de animar qualquer ambiente, podendo sempre contribuir para deixar o tudo mais leve e divertido, mesmo que em um evento de cunho profissional.
É claro que devemos levar em conta alguns detalhes para não exagerar na escolha musical, a fim de agradar a todos e não transformar o evento em algo monótono. Quer saber mais sobre como e por que definir a trilha sonora ideal? Continue lendo!
- Por que usar música?
Além de, como já falado anteriormente, a música ajudar a animar o ambiente, também é uma ótima ferramenta para promover a diversão, descontração e relaxamento dos participantes. Imagine um evento sem música: as pessoas ficam encostadas pelos cantos limitando-se a conversar sem nenhuma empolgação. Não tem como, né?!
- DJ, banda ao vivo ou playlists?
Essa escolha vai depender muito do porte e propósito do evento. Tudo tem que ser pensado com bom senso, dentro das possibilidades do que se pretende realizar e investir. Uma ideia, para o caso de contratação de DJ’s e bandas, é firmar algum tipo de parceria para viabilizar mais facilmente tais participações.
- Que ritmos escolher?
Tudo vai depender, novamente, dos objetivos do evento e o perfil do público participante. De maneira geral, é aconselhado usar músicas mais instrumentais, blues, jazz, soul e MPB para eventos mais formais. Para reuniões mais informais e descontraídas, aposte em artistas que estão “na moda” no momento e geralmente são conhecidos da maioria, especialmente dos estilos pop e eletrônica.
- Memória afetiva
Você sabia que a música está ligada à nossa memória afetiva? Quantas vezes você já ouviu alguma melodia que te remeteu a boas lembranças do passado? Músicas “das antigas”, se usadas com coerência e moderação (dependendo do teor do evento em questão e respeitando a escolha dos ritmos), tendem a alegrar ainda mais os participantes.
- Eventos temáticos
Por vezes, os eventos corporativos são desenvolvidos ao redor de um tema (luau, cassino, vintage, etc.). Isso pode ajudar a guiar a escolha da trilha sonora, já que você poderá focar especificamente em músicas regionais ou que se enquadrem no tema escolhido.
- Bom senso acima de tudo
O cuidado na escolha das músicas deve existir, não apenas quanto ao ritmo, mas também às letras. Por mais descontraído que pareça, continua sendo um evento de cunho empresarial, e certos assuntos falados em algumas músicas simplesmente não são de bom tom para tal ambiente.
Curtiu nossas dicas? Agora é só se aventurar na escolha musical ideal para o seu tipo de evento!