Todos nós, como bons brasileiros, temos o costume de adorar participar de festas e celebrações em geral; no entanto, não é raro observarmos conhecidos e amigos acabarem, infelizmente, cometendo algum tipo de gafe ou se excedendo durante os eventos, não é mesmo?
No post de hoje, trouxemos algumas dicas especificamente relacionadas ao comportamento esperado pelos convidados em uma cerimônia de casamento – afinal, a festa não é composta somente pelos noivos! Confira as informações abaixo para não errar nunca mais:
- Você é apenas um convidado
Os convites costumam informar, de maneira bastante clara, quais integrantes da sua convivência estão convidados a participarem da cerimônia. Mesmo que uma das pessoas citadas não possa comparecer, jamais leve terceiros por conta própria para substituí-las, mesmo que os noivos os conheçam. O ideal é informar a situação aos noivos, que assim poderão usar aquela vaga para convidar uma outra pessoa, que seja da vontade deles.
- Atenção às crianças
Sabemos que, na maior parte das vezes, é inevitável que os pequenos sejam levados para cerimônias de casamento; sabemos, também, que eles costumam se entediar muito rápido, já que tais eventos raramente possuem atividades específicas para eles. Portanto, fique de olho em suas crianças e, se possível, na dos outros também: ajude a evitar acidentes e aborrecimentos gerais durante a festa.
- Vale reforçar: a festa não é sua
Não seja aquela pessoa maldosa que, mesmo tendo sido convidada com todo carinho, fica falando mal e apontando defeitos; respeite o gosto dos noivos e não fique fazendo sugestões ou comentários negativos, imagine se eles chegam aos ouvidos do casal? Pois é, não seria nada legal.
- RSVP não está lá de enfeite
Lembre-se, antes de mais nada, que os noivos tiveram o carinho de te convidar para um momento tão especial para eles; o mínimo esperado é, obviamente, que você agradeça o convite, mesmo que esteja pensando em não participar. Outra coisa muito necessária e que faz grande diferença no planejamento do evento, é que você dê um retorno dentro do prazo estipulado, informando se vai ou não comparecer: sua presença terá um impacto nos cálculos de serviços prestados.
- Cuidado com os exageros
Não é porque você, teoricamente, tem permissão para beber e comer à vontade, que deve fazer isso. O bom senso deve prevalecer: aproveite muito a festa, mas não passe dos limites; as chances de você passar mal ou fazer coisas para constranger os demais convidados são grandes. Não estrague a festa alheia!
- O dress code deve ser respeitado
De maneira geral, o uso do branco costuma estar completamente proibido, por razões óbvias. Evite fazer feio: siga sempre as instruções contidas no convite ou, na dúvida, pergunte aos noivos. Esse é um detalhe que deve ser especialmente levado em conta para madrinhas e padrinhos.
- Respeite as equipes
Os profissionais do evento estão ali cumprindo suas funções da melhor maneira que podem, e você deve fazer sua parte para não os atrapalhar; entre garçons, DJs, equipes de filmagem/fotografia e outras, faça o possível para não atrapalhar nenhum deles. Por exemplo: fique fora do caminho dos fotógrafos ao notar que estão especificamente registrando os noivos.
Muito bem, agora é só seguir essas dicas super fáceis e aproveitar o melhor da festa ao lado de pessoas queridas, sem causar nenhum momento negativo! 😉