Os votos de casamento são aquelas palavras ditas exalando amor, carinho e respeito entre os noivos. Uma dose extra de emoção em uma cerimonia religiosa, independente da religião, em que os noivos prometem alguns compromissos, fazem declarações e, algumas vezes, umas piadinhas para descontrair. É praticamente impossível segurar as lágrimas de felicidade a cada palavra falada pelo casal no altar, um momento verdadeiramente singular e inesquecível para todos os presentes. É por essa razão que hoje trouxemos um guia prático de como elaborar os votos de casamento perfeito. Vamos lá?
1. Comecem com meses antes do casamento
Sim, é imprescindível iniciar o texto dos votos com tempo de sobra. É um item super importante, e não pode ser deixado para o último minuto. A pressão que virá com pouco tempo para finalizá-lo não ajudará em nada, na verdade, pode até atrapalhar o desenvolvimento das palavras. Portanto, a primeira dica é começar a escrever com antecedência. Quanto tempo? Depende de cada pessoa. É importante que se sintam livres para tomar o tempo necessário. Se a inspiração chega de forma lenta, comece a escrever de quatro a um mês de antecedência.
2. O que escrever?
Não coloque no papel coisas insignificantes para o relacionamento de vocês. Uma ideia é relembrar a história de amor do casal, pontuando curiosidades, quando perceberam que realmente estavam apaixonados, descrevendo como se conhecerem. Façam uma trajetória desse amor, experimentando contar os momentos mais inesquecíveis de cada fase, em ordem cronológica para não se perder.
Aposte também em escrever os motivos que os levaram a se apaixonarem um pelo outro. Descreva características mais marcante que fizeram vocês se amarem e que os mantêm apaixonados a cada dia.
É legal também citar aqueles pequenos defeitos que, apesar de tudo, merecem ser lembrados, manias e as “chatices”. Certamente arrancará risos dos presentes. Mas tenham delicadeza para escrever. Mostre que você ama até mesmo essas partes, digamos, negativas.
3. Tamanho dos votos
Não tem regras ou protocolos quanto ao tamanho dos votos. Um texto belo e romântico pode ser tanto curto quanto longo. É importante colocar no papel o necessário para expor, de forma mais sincera possível, os seus sentimentos sem pensar em tamanho. Mas é imprescindível que sejam objetivos, deixem que o amor tome conta das palavras.
4. Escolha um local calmo
É preciso preparar um ambiente especial para criar o texto de amor. Vá para um local calmo, como um parque, coloque no fone a música favorita do casal e deixe os sentimentos fluírem. Imagine-se diante do seu amor e pensa: se eu pudesse dizer algo para essa pessoa, o que seria? Assim é possível dar início ao texto de maneira singela e natural.
5. Pratique o discurso
Se é do time nervoso, que fica tímido ao falar na frente de outras pessoas, mesmo que seja a mulher/homem da sua vida, tenha paciência e pratique o discurso dias antes do casamento. Quando o texto estiver pronto, treine uma, duas, três, dez vezes, até que ele seja declamado espontaneamente. Não precisa decorá-lo, basta que você não se “embanane” na cerimônia.
6. Escolha um papel inconfundível
Sim! Os votos também merecem ser reproduzidos em um papel que siga a mesma identidade visual do casamento, afinal, as fotos do altar são uma das principais do álbum, e você não quer que o papel feio as estrague certo? Aliás, o item pode virar um quadro depois da cerimonia, marcando para sempre os dizeres do casal frente ao celebrante. Olha só algumas inspirações:
E aí, gostou das dicas? Continue explorando nossos conteúdos!