Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as tradições do casamento. Mas hoje vamos falar especificamente dessa que é mundialmente conhecida, em que a noiva precisa se vestir com algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. Quer saber mais? Então continue lendo para conferir!
Origem da superstição mais aclamada do mundo
Importada da Inglaterra, mais especificamente da cidade de Lancaster, a crença preenche com muitos significados o que será usado no grande dia com homenagens para os entes queridos do casal. Em inglês, os quatro elementos, juntos, formam uma rima popular: “Something old, something new, something borrowed and something blue” que, se colocada em prática no dia do casamento, é conhecida até os dias atuais por promover boa sorte aos pombinhos.
Entretanto, não se sabe ao certo como a tradição tenha surgido, mas a rima aparece em destaque em uma publicação datada de 1883, explicada em detalhes por Charlotte Sophia Burne, a primeira presidente feminina da London’s Folklore Society, associação fundada para estudar a cultura tradicional do Reino Unido. Os cinco amuletos da sorte para as noivas possuem significados diferentes. Entenda a seguir, cada um deles.
Imagem: Click Eventos
Algo velho/antigo
Segundo a tradição, usar algo antigo no dia do casamento, serve para afastar o mau-olhado, a inveja, além de funcionar como amuleto de proteção contra a infertilidade da mulher. Mas a interpretação moderna denota dar continuidade à história de entes queridos, uma homenagem a parentes que já se foram ou tiveram um papel importante na criação dos noivos. É nada mais do que uma “herança” familiar passada de geração para geração, que pode ser o vestido de sua mãe, uma joia ou coroa de sua avó, um véu usado por alguém relevante para você e até as fotos de pessoas queridas em relicários.
Algo novo
Já algo novo é ainda mais direto. Simboliza o otimismo com o futuro, o capítulo da história à dois que passa a começar a partir do “sim, eu aceito”. E pode ser qualquer coisa, inclusive os itens que fazem parte do visual dos noivos. Vale lingerie, gravata, joias, enfeites de cabelo e sapatos.
Algo emprestado
A superstição acredita que usar algo emprestado é mais uma forma de atrair boa sorte ao casamento que será concretizado. No entanto, o objetivo, segundo a simpatia, deve vir de outra noiva que viva um casamento feliz e tenha filhos saudáveis. A verdade é que esse item acaba por ser uma linda homenagem aos parentes queridos em relacionamentos duradouros e bem-sucedidos. Os objetos podem ser desde a receita da sua avó do seu bolo favorito, transformando-o no bolo de casamento, até sapatos da sua melhor amiga, joias da sua madrinha e até maquiagens que você viu no nécessaire da prima e nunca pediu emprestada.
Algo azul
Por fim, o azul tem historicamente a representação do amor, da pureza e da fidelidade. Três qualidades super bem-vindas no casamento, obviamente. Ainda, de acordo com a tradição, essa é outra forma de afastar o mau-olhado, de modo com que as noivas da época vestiam uma cinta-liga do tom bom baixo do vestido. Como incorporar a tonalidade? Nos sapatos, no buquê, na grinalda, na estampa do vestido das madrinhas ou bordado em seu vestido de noiva, na make e por que não, nas unhas.
Bom, agora que você já conhece os amuletos mais afundo, é hora de separar seus objetos e incluí-los em sua comemoração. Continue lendo nossos conteúdos para ficar por dentro de outras dicas tão incríveis como essas!